7 Benefícios que o Marketing Digital pode trazer para sua empresa

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15 de fevereiro de 2022

O marketing digital trouxe para os empreendedores grandes oportunidades de alavancar os resultados dos seus negócios, independente do segmento ou tamanho.

Quando falamos em médias e pequenas empresas, o interesse é ainda maior, pois torna-se possível criar boas estratégias sem ter que investir uma fortuna em publicidade.

A cada dia mais e mais pequenas empresas estão implementando estratégias digitais para alcançarem seus objetivos de negócio e envolverem seu público-alvo de maneira assertiva e econômica.

Quer saber mais sobre essa revolução digital? Então confira abaixo alguns dos principais benefícios que as estratégias de marketing digital podem trazer para o seu negócio.

1. Uma forte presença online aumentará suas oportunidades de negócio

A quem você recorre na maioria das vezes que precisa de uma solução para um problema ou quando tem uma dúvida? Provavelmente ao Google, como a esmagadora maioria, inclusive seus potenciais clientes, que pesquisam pelo seu serviço e podem estar encontrando seu concorrente.

Tendo em vista que o Google é, de longe, o maior mecanismo de pesquisa do mundo. Investir em estratégias de marketing digital, que façam seu negócio ser visto nos resultados de pesquisa, pode fortalecer muito a sua marca, além de gerar mais oportunidades de negócio espontaneamente.

Estar bem posicionado no Google não é algo que se conquiste da noite para o dia, mas após conquistado, seu site poderá ter um aumento significativo nos acessos, de forma orgânica, sem nenhum custo com anúncios. Mais pessoas interessadas no seu serviço encontrando seu site nos resultados do Google e acessando espontaneamente.

Em um cenário privilegiado como esse, basta um site bem planejado e conteúdo de qualidade, para que as oportunidades de negócio comecem a crescer.

2. O investimento em marketing digital é relativamente baixo

Principalmente para os microempreendedores, que precisam se destacar no mercado mas têm seus recursos para investimento em marketing bem limitados, utilizar estratégias digitais pode ser um divisor de águas.

Se comparado ao marketing tradicional, as ações nos meios digitais costumam ser muito mais baratas, sem deixar a desejar em nada nos resultados, inclusive, o alcance de qualquer publicidade online pode ser infinitamente maior que a offline, pois a internet não tem fronteiras.

Os custos por ações de marketing tradicional em canais offline sempre foram muito altos. TV, rádio, revistas e outdoors exigem um investimento que a maioria das pequenas e médias empresas não podem arcar.

Grandes marcas já investem fortunas também em campanhas de marketing digital, mas a realidade dessas empresas pode ser bem diferente à sua. O ideal é começar com pouco e, conforme os resultados forem chegando, ir aumentando os investimentos.

3. É possível segmentar

Você não pode controlar quem assiste TV no momento em que seu anúncio é exibido, ou quem presta atenção no outdoor com a publicidade da sua empresa. Já no marketing digital é totalmente possível definir para quem será exibido seus anúncios.

Com as plataformas facebook ads e google ads, por exemplo, você pode rastrear as ações e perfis dos usuários, ajudando a entender suas reais necessidades.

Qualquer ação de marketing se inicia com a definição do público-alvo, ou persona a ser atingida, no marketing digital não é diferente. E com as ferramentas certas, você pode alcançar com exatidão quem realmente importa para a sua empresa.

4. É possível mensurar

Além de segmentar, no marketing digital também podemos mensurar com precisão os resultados de nossas ações, como saber a quantidade de pessoas que visualizaram, a quantidade de pessoas que clicaram, que compraram, e até rastrear os usuários que demonstraram interesse mas não compraram.

Ter em mãos relatórios precisos pode salvar seus investimentos em marketing, pois mensurando os resultados, você pode saber o que está dando certo, o que precisa ser melhorado e também o que precisa ser retirado de suas ações.

5. Empresas menores conseguem competir com maiores

A diferença entre o poder de marketing de uma empresa grande e uma pequena é bem evidente quando analisado no meio offline, que costuma exigir investimentos mais altos, como dito anteriormente: Anunciar na TV, em revistas e em outdoors é simplesmente inviável para a maioria das pequenas e médias empresas.

Esse quadro muda drasticamente quando entramos para o meio online, onde você, ainda que com pouco investimento, pode atrair e engajar seu público, gerando valor e interesse para o seu produto ou serviço, através de artigos em seu blog e um bom gerenciamento nas mídias sociais, como Facebook e Instagram.

6. Ótimo para gerar mais autoridade para a marca

Com a criação de conteúdo relevante, sua empresa pode se posicionar com mais autoridade no segmento em que atua. Gerando mais credibilidade no mercado e conquistando a confiança de seus clientes e potenciais clientes.

É possível trabalhar com marketing de conteúdo também no meio offline: quem não se lembra da receita atrás da lata de leite condensado, ou do livreto que vinha junto com o tênis com dicas de como correr de forma saudável? Isso se enquadra perfeitamente como conteúdo relevante.

Mas só no meio online temos ferramentas tão poderosas, como blog, redes sociais e email. Onde podemos gerar nosso conteúdo, disponibilizar online e transformá-los em ativos digitais.

Um blog post ou um vídeo no Youtube, por exemplo, depois de criado e disponibilizado online, passa a trabalhar pela sua marca, atraindo pessoas interessadas pelo assunto e provando à elas que sua empresa é uma autoridade.

7. Poder de viralização

O termo “viralizar”, na internet, refere-se a conteúdos que geram repercussão (na maioria das vezes não propositalmente).  Não existe uma receita de bolo e, na maioria das vezes, não é aconselhável que uma empresa busque atingir uma boa repercussão na internet através de conteúdo polêmico, pois isso pode muito bem trazer resultados contrários ao seu objetivo.

Mas se um conteúdo for excelente, como uma animação profissional, um vídeo bem produzido ou até mesmo um texto interessante e bem escrito, é perfeitamente possível que seu público, não apenas curta e assista, mas compartilhe em suas redes sociais. Esse tipo de conteúdo viral é extremamente saudável e é o que sua empresa deve perseguir. —

O Marketing Digital ainda vai crescer muito, as empresas, pouco a pouco estão abandonando a mídia offline e entrando para a Internet. Tanto pelo custo benefício quanto pelos resultados, que podem ser surpreendentes.

Se sua marca ainda não está na Internet, ou se está e ainda não executa o marketing digital de forma eficiente, é hora de considerar seriamente esse fator. O marketing digital é bem completo e possui uma variedade de planejamentos e estratégias avançadas que podem contribuir muito para o crescimento da sua empresa.

Diretor de DEV e conteúdo
Co-fundador e diretor de conteúdo na Mensurável, gosta de tudo relacionado a marketing digital e negócios, nas horas vagas toca bateria em bandas de rock, mas nunca será um rockstar.

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