Blog Corporativo: Porque sua empresa precisa ter um e como gerenciá-lo

Blog Corporativo: Porque sua empresa precisa ter um e como gerenciá-lo

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 14 de fevereiro de 2019

Os blogs nasceram como uma plataforma para que qualquer pessoa pudesse divulgar seu próprio conteúdo de forma livre, gratuita e autônoma na internet, para quem quisesse ler.

A ferramenta, que começou como uma espécie de diário ou mural pessoal acabou se tornando, ao longo dos anos, uma potente ferramenta de marketing para que grandes e pequenas empresas pudessem conquistar de forma mais eficiente o interesse de seus clientes.

Independentemente do porte ou da área em que sua empresa atua, ela deve ter um blog para tratar sobre assuntos que dizem respeito aos interesses e anseios de seus consumidores. Com isso, é possível gerar autoridade com seus clientes, fazendo com que eles vejam sua empresa como uma referência no setor.

Criar um blog não é nenhum bicho de 7 cabeças, continue a leitura e você verá como é possível criar e administrar o seu.

Criando o blog

É possível criar um blog gratuitamente. A ferramenta mais comum para este fim é o WordPress, que oferece uma plataforma bem interativa e customizável para começar o seu conteúdo.

O WordPress também tem recursos pagos, que incluem a compra do domínio. Assim, é possível criar um endereço do tipo “seusite.com”, e não “seusite.wordpress.com”. Você pode usar outras plataformas, como o próprio Wix, que tem conquistado bem seu espaço, mas uma das mais versáteis e recomendáveis é, sem dúvida, o WordPress.

Gerenciando o conteúdo

Em relação ao conteúdo de seu blog, é importante lembrar sempre que ele é destinado a um público-alvo. Por isso, pense nos interesses, desejos e dores deles (clientes e possíveis clientes) antes de escrever. Isso pode te ajudar a ter mais ideias do que colocar em cada conteúdo que gerar.

Lembre-se sempre: o seu blog precisa levar às pessoas conteúdo de relevância. Não faça um texto “por fazer”, malfeito e pobre em informações. Faça que o seu público tenha um interesse permanente em acessar o seu blog para ficar por dentro das relevantes novidades presentes nele. Publique coisas novas, tendências do mercado, dicas, manuais e todo tipo de conteúdo útil.

 

Escrevendo para ser lido

De nada adianta gerar vários conteúdos excelentes e não serem encontrados por ninguém. Por isso, você precisa escrever de acordo com o que o público quer ler. Uma dica é ir ao Google Trends, uma ferramenta aberta e gratuita, para saber quais os assuntos mais buscados do momento ou ainda descobrir tendências para os próximos dias ou semanas.

Você irá descobrir uma série de palavras-chave, mais curtas ou mais compridas, que tem a ver com o seu modelo de negócio. Empregue estas palavras-chave em títulos e no interior de seus conteúdos para posicionar melhor as suas publicações no Google.

É importante contratar uma agência?

Com essas dicas básicas, já se torna possível criar e gerenciar um blog gratuitamente e de forma simples. Mas se você quer um blog com verdadeiro impacto e relevância para o seu negócio, o melhor é contratar uma agência especializada, mesmo que seja apenas para uma consultoria.

Uma agência especializada em marketing de conteúdo conta com equipes de redatores, jornalistas e publicitários especializados em conteúdo de alta performance, potencializando os resultados do seu blog.

Tanto para criar o blog quanto para alimentá-lo com conteúdo, você pode, ou contratar uma agência ou fazer por conta própria, tudo vai depender de quanto você tem pra investir em tempo e dinheiro, o importante é não deixar de ter seu canal oficial, pois é através do conteúdo de qualidade que sua marca vai conseguir se consolidar, gerar credibilidade e conquistar autoridade na internet

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