Não Agência - Logo

Como criar um site ou blog de graça para sua empresa

Shape círculo branco
31 de março de 2019

Seja qual for o motivo pelo qual você decidiu criar um site ou blog, é importante ter a consciência de que ele sozinho não é sinônimo de sucesso. Para gerar audiência e engajamento dos seus visitantes, é preciso que o site tenha um bom design, seja de fácil acesso e, acima de tudo, tenha um conteúdo original e de qualidade.

Diferente das redes sociais, onde não há o controle total sobre o que vai aparecer para o público, com um site a empresa que produz o conteúdo tem total domínio sobre aquilo que será consumido por sua audiência.

Por isso, ele se torna algo extremamente positivo do ponto de vista comercial e de marketing. Além disso, pode ser criado de forma gratuita.

Plataformas

Moda, cinema, gastronomia, música, games, memes etc. independente do tipo de conteúdo que o blog ofereça, esses artigos devem estar bem distribuídos e fluídos para que a leitura se torne algo agradável. Por isso, escolher uma boa plataforma para criar sua página deve ser uma das prioridades.

Existem boas opções disponíveis na internet, mas, dentre elas, algumas se destacam. Confira alguns exemplos a seguir!

WordPress

O WordPress é o queridinho da maioria das agências e profissionais de marketing – meu queridinho também 🙂 – pelo simples fato de ser possível fazer praticamente tudo com ele, de sites institucionais a e-commerces complexos ou portais de notícia.

A plataforma é usada por grandes veículos de comunicação como o The New York Times e o Wall Street Jornal. Oferece também uma infinidade de templates e opções responsivas, que facilitam a leitura em aparelhos móveis, além de diversas ferramentas de configuração de fácil aplicação, conhecidos como plugins.

Sem dúvidas, o WordPress é uma das melhores plataformas a criação de sites e criação de conteúdo. Se eu pudesse lhe indicar apenas uma, lhe indicaria essa.

Wix

Permite que a pessoa crie e hospede o site sem custos, possui o sistema “arraste e solte”, que torna a criação extremamente fácil e intuitiva, fazendo dessa plataforma, a melhor opção para quem não tem nenhuma experiencia ou precisa de um site de imediato.

Porém, na sua versão gratuita, são exibidas propagandas, o que pode atrapalhar a harmonia do seu site e, além disso, ele não permite a personalização do domínio a menos que seja contratada a versão premium.

Weebly

Dando algumas opções de ajuste que adéquam a página de acordo com tipo de conteúdo publicado no site, além de boas ferramentas de criação e gerenciamento do site, essa é uma das plataformas que começa a ganhar muitos fãs no Brasil.

Jimbo

Ferramenta que apresenta aplicativos para as plataformas mobile Android e IOS, permitindo que o site seja editado do celular. Ela também disponibiliza boas possibilidades de customização dos templates, mas deixa a desejar na questão da variedade de modelos e nas opções de widgets. Por fim, sua integração com sistema Dropbox pode ser bem interessante para quem possui conta neste app.

Das opções de plataformas existentes no mercado, essas são as mais populares dentre as gratuitas. Aqui por exemplo, usamos o WordPress em todos os projetos e não há quem nos faça trocar.

Mas a escolha é sua, e ao decidir a ferramenta ideal para o seu projeto, leve em conta qual o tipo de conteúdo seu blog irá produzir e qual a finalidade dele, pois, acima de tudo, é importante lembrar que o marketing de conteúdo, no mundo digital, é de fundamental importância para qualquer tipo de negócio, seja ele grande, médio ou pequeno.

Diretor de DEV e conteúdo
Co-fundador e diretor de conteúdo na Mensurável, gosta de tudo relacionado a marketing digital e negócios, nas horas vagas toca bateria em bandas de rock, mas nunca será um rockstar.

Artigos relacionados

Você também pode gostar

Que tal uma consultoria totalmente gratuita para sua empresa?

Preencha o formulário abaixo e agende uma conversa com um de nossos especialistas

Shape listas
Shape círculo em listras
Nó