Compra de seguidores no Instagram: Estratégia realmente funciona?

Compra de seguidores no Instagram: Estratégia realmente funciona?

Começar um novo perfil no Instagram partindo do absoluto zero não é uma tarefa fácil. É necessário correr atrás das primeiras curtidas, criar conteúdos que atraiam a atenção das pessoas e, no final, por conta da limitação de alcance, muitas vezes acabar atingindo resultados bem abaixo do esperado.

Não importa se seu objetivo é se tornar um influenciador digital de sucesso ou apenas divulgar sua empresa e serviços na rede social, pagar pelos seus primeiros cinco mil seguidores é sempre muito tentador.

Há muitas empresas disponíveis no mercado que garantem 1.000 seguidores pelo mesmo preço de um x-tudo. Mas, se é tão bom e barato, por que todo mundo não faz?

Um x-tudo por 1.000 seguidores me parece um ótimo negócio. Haja fome para rejeitar uma proposta dessa.

Diante disso tudo, fica a dúvida: você deve comprar seguidores no Instagram? e mais importante, vale a pena?

É vantajoso comprar seguidores no Instagram?

A resposta é curta e grossa: não é vantajoso.

As pessoas costumam acreditar que quanto maior a quantidade de seguidores, mais sucesso terão suas contas no Instagram. Isso é um grande equívoco.

Se alguém observa uma conta com 200 mil seguidores, mas apenas 3 comentários e 50 curtidas em cada postagem, fica claro que há algo de errado.

Por outro lado, se você alcançar apenas 2.000 seguidores, mas uma média de 300 curtidas e 30 comentários em cada post, você estará muito bem e com certeza todos esses números continuarão crescendo de maneira saudável – e honesta.

A verdade é que os resultados de estratégias de compra de seguidores no Instagram acabam não sendo nada satisfatórios, por isso dificilmente você verá um gestor sério de marketing digital ou uma marca de renome usar desse artifício.

Abaixo você conhecerá algumas das desvantagens em comprar seguidores no Instagram.

É fácil identificar uma conta com seguidores comprados

Em uma conta com seguidores comprados, a quantidade de seguidores é totalmente desproporcional ao envolvimento nas postagens. Sendo comum possuir 100 mil seguidores e apenas 100 curtidas em suas publicações.

Como essas plataformas também permitem a compra de curtidas em publicações, é possível identificar na quantidade desproporcional de curtidas entre uma publicação e outra, ou na quantidade de comentários genéricos como “legal”, “muito bom” e “é isso aí”, que também podem ser comprados.

Seguidores comprados não geram envolvimento

Pode parecer surpresa para você, mas a métrica mais importante do Instagram não é a quantidade de seguidores, mas o envolvimento nas publicações.

O envolvimento é o fator mais importante para medir, por exemplo, o alcance que a publicação de um influenciador digital pode ter ao divulgar o produto ou serviço de uma empresa.

Uma conta com muitos seguidores no Instagram mas com o envolvimento baixo, não serve para nada.

Também não geram vendas

Seguidores comprados jamais terão o mesmo perfil do seu público-alvo, donos de contas no Instagram que compram seguidores sabem muito bem disso.

Na verdade, empresas que compram seguidores não pretendem vender para esses mesmos seguidores comprados, mas acreditam que a quantidade alta de seguidores dará um “up” em suas postagens, aumentando a quantidade de pessoas a serem alcançadas.

Na prática, isso também acaba não acontecendo, pois sua taxa de engajamento nas postagens é baixa e acaba fazendo com que seu conteúdo seja cada vez menos exibido nos feeds.

Se você for um influenciador digital, comprar seguidores pode arruinar sua reputação

Caso seu objetivo seja tornar-se um influenciador digital de sucesso, comprar seguidores no Instagram pode ser desastroso para sua carreira.

Como dito um pouco antes: é fácil identificar uma conta no Instagram que tenha comprado seus seguidores, e as empresas anunciantes não estão para brincadeira.

Seu público, ao perceber o artifício, além de deixar de segui-lo, não lhe dará mais credibilidade como influenciador. Sem um público fiel e sem credibilidade, nenhuma marca se interessará por você, arruinando prematuramente sua carreira de influenciador.

Levando em conta todo o custo – e risco –  envolvido e o retorno sobre o que seria investido na compra de seguidores, torna-se muito mais interessante apostar em estratégias realmente eficientes de marketing digital nas redes sociais, inclusive, na compra de anúncios pagos, que podem trazer resultados bem expressivos e, mais importante, totalmente reais para o seu negócio.

Quando você compra seguidores você está pagando por um número vazio, que de nada influenciará no sucesso da sua marca no internet, e como o algorítimo do Instagram está muito mais ligado ao engajamento que ao número de seguidores, comprar seguidores se torna uma péssima solução, tanto para o longo quanto para o curto prazo.

Lembre-se: Autoridade não se compra, se conquista.

Se o seu conteúdo for relevante e bem feito, seus seguidores leais começarão a surgir e se envolver com sua marca sem precisar de nenhum artificio desonesto.

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