Email marketing: Os 4 tipos que não podem faltar em sua estratégia de marketing

Email marketing: Os 4 tipos que não podem faltar em sua estratégia de marketing

Email marketing é uma estratégia baseada em disparo de emails – automatizados ou não – para um público segmentado. Na maioria dos casos esse público é composto basicamente por leads coletados (visitantes do site que, de alguma forma, forneceram espontaneamente seus emails).

O email marketing é uma das melhores formas de manter um contato mais próximo com seus leads e clientes, além de ter um custo baixo – a princípio, você só pagará pela plataforma – e ser relativamente simples de implementar.

Apesar da facilidade, seus resultados são excepcionais, sendo possível executar estratégias de negócio desde o relacionamento com leads e clientes, até aumento nas vendas.

Os 4 Tipos de email marketing que sua empresa precisa usar

Existem inúmeras estratégias de email marketing que sua empresa pode usar, cada uma com objetivos e vantagens singulares. Em meio a todas as opções conhecidas, podemos citar algumas das mais utilizadas:

1. Nutrição de leads (newsletter)

O bom e velho newsletter continua sendo uma das mais eficientes maneiras de se relacionar com sua base de leads e clientes.

Em relação a leads,  por exemplo, seu conteúdo poderá ser planejado para guiá-los através da jornada de compra até o momento da decisão final. Já para relacionar-se com seus clientes, os newsletters podem ser uma ótima ferramenta de pós-venda, mantendo seus clientes sempre engajados e próximos à sua marca.

E-mails que atendam a estratégias de nutrição de leads devem sempre apresentar um conteúdo relevante e cautelosamente segmentado.

2. Emails promocionais

Emails promocionais têm como objetivo principal, não apenas vendas, mas também conversões. Por isso é importante saber que eles não se baseiam apenas em ofertas e descontos de produtos, mas também em conteúdos gratuitos como e-books, cursos, vídeos, etc: Etapas essenciais em estratégias mais avançadas de inbound marketing.

Para que emails promocionais sejam realmente eficientes, é importante que sua segmentação esteja impecável, pois só devem ser enviados para pessoas que tenham demonstrado interesse em sua oferta.

3. Novos artigos do blog

A criação de conteúdo em um blog corporativo para a marca é uma das estratégias de marketing digital que mais tem crescido ultimamente, principalmente com a popularização do marketing de conteúdo e inbound marketing.

Nesse caso, o email irá avisar seus inscritos sempre que um novo artigo for postado no blog.

4. Automação de email

Automação de email consiste em disparos de email automáticos. São configuradas sequências para serem disparadas de acordo com o comportamento do lead.

Por exemplo: Imagine que sua empresa trabalhe na área de cursos preparatórios: Um de seus leads baixou um e-book com um guia de estudos para o Enem, enquanto outro lead baixou uma apostila com 27 dicas para quem pretende passar em um concurso público de nível médio.

É lógico que cada um desses dois leads precisa receber uma sequência de email diferente, pois seus interesses divergem totalmente: Um quer tirar uma boa nota no ENEM e cursar, quem sabe, medicina ou direito na universidade, enquanto o outro está mais preocupado em passar em um concurso público.

O que muda, obviamente, será o conteúdo dos emails, por isso você precisará, dependendo do caso, de diversas sequências configuradas.

No mais, é importante salientar que email marketing não é SPAN, é relacionamento. Por isso, como foi frisado diversas vezes anteriormente, você deve sempre segmentar bem seus leads para que o conteúdo dos seus emails seja o mais próximo possível do interesse deles.

É claro que existem outras inúmeras estratégias envolvendo email marketing, mas as 4 citadas neste artigo, além de bem populares, são ótimas para serem usadas como ponto de partida caso sua empresa ou gestor de marketing digital ainda não tenha experiência no assunto.

Você também pode – e deve – utilizá-las  juntamente em uma campanha.

Por exemplo: Criar uma sequência de emails automatizados que envie toda semana um artigo do blog sobre um determinado assunto, guiando seu prospect na jornada de compra até o momento do email com a oferta, que pode ser uma venda direta ou o link para um material rico.

Bônus: 3 Plataformas de email marketing que você precisa conhecer

Existem diversas plataformas de email marketing no mercado, mas  listamos abaixo as 3 mais populares aqui no Brasil , com certeza uma delas se adequará muito bem à sua realidade.

1.  Mailchimp

O Mailchimp é uma plataforma completa, ótima tanto para iniciantes quanto profissionais calejados. A ferramenta, apesar de oferecer recursos bem avançados, possui um layout simples e intuitivo, tornando a usabilidade agradável e sem muitas complicações. Sem dúvida é uma das mais utilizadas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Além de se destacar por ter uma ótima taxa de entrega de emails, a plataforma também oferece acesso totalmente grátis para até 2.000 emails cadastrados e 12.000 emails enviados por mês. Ainda assim, seus planos pagos estão entre os mais baratos do mercado.

O único contra para a ferramente é o idioma, que é todo em inglês. Lógico que isso não é um grande impedimento, mas acaba comprometendo um pouco a experiência.

2. Leadlovers

O Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing brasileira que possui funções bem completas, podendo fazer muito mais que apenas email marketing, pois foi planejada para auxiliar sua empresa em todas as etapas da gestão de leads, possibilitando até integração com redes sociais.

Se seu negócio tem um pouco mais de capital para investir e pretende também atrelar ações de inbound marketing, essa ferramenta pode ser a mais indicada.

3. RD Station

Assim como o Leadlovers, o RD Station também é uma plataforma de automação de marketing brasileira, mas essa é, de longe, a mais completa do mercado. Se sua empresa realmente deseja levar o inbound marketing para o próximo nível, essa é a ferramenta perfeita.

Além de integração com redes sociais e um sistema de criação de landing pages fácil e rápido (crie landing pages eficientes em alguns minutos), você também poderá criar ações poderosas de conversão, mensurar seus resultados, acompanhar e qualificar seus leads e até mesmo otimizar suas páginas com SEO.

E não para por aí.

O RD Station ainda disponibiliza uma equipe de consultores especialistas em marketing digital para lhe ajudar em todas as etapas, desde a implementação da plataforma e estratégia, até os primeiros resultados.

Uma boa plataforma de email marketing é indispensável para que sua empresa consiga se relacionar bem com sua base de leads e clientes. E a melhor ferramenta sempre será aquela que melhor se encaixar à sua necessidade e orçamento.

Lembre-se que mais importante que a ferramenta é a habilidade de quem vai utilizá-la. Por isso é sempre bom pesquisar e, se possível, contratar um gestor ou uma agência para lhe auxiliar nesse processo.

Deixe seu comentário

Veja Também

4 Formatos de conteúdo para atrair e conquistar de vez seus clientes
4 Formatos de conteúdo para atrair e conquistar de vez seus clientes

O conteúdo é o rei do marketing atualmente. Todo empreendedor ou gestor de marketing deve saber disso. E se você vai gerar seu conteúdo, lógico que precisa conhecer os melhores formatos para seu negócio.

4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir
4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir

Antes de investir em marketing digital, certifique-se que seu profissional ou agência contratada tenha, ao menos, algum conhecimento nessas 4 áreas

7 Grandes Marcas que já Adotam o Inbound Marketing em Suas Estratégias de Venda
7 Grandes Marcas que já Adotam o Inbound Marketing em Suas Estratégias de Venda

Empresas de grande porte já estão apostando alto nas estratégias de Inbound Marketing, conquistando, além de engajamento com o público, autoridade em seu segmento investindo bem menos que investiriam em estratégias de marketing tradicional

Não perca mais nenhum post

Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email