4 Coisas que todo empreendedor precisa saber sobre marketing digital

4 Coisas que todo empreendedor precisa saber sobre marketing digital

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 28 de março de 2019

Para um homem de negócios, manter-se atualizado junto às constantes mudanças na área do marketing digital pode parecer uma tarefa difícil. Principalmente quando sua empresa ainda é pequena e está bem longe de poder manter um departamento de marketing interno.

E mesmo em empresas grandes, onde é possível arcar com o investimento de um ou mais departamentos de marketing, ainda é importante que os proprietários ou executivos entendam, ao menos alguns princípios básicos sobre o assunto.

Sabendo disso – e de como pode ser corrido o seu dia a dia de empresário – elaboramos uma lista com 4 coisas essenciais que todo empreendedor, seja pequeno ou grande, precisa saber sobre marketing digital.

1: Marketing digital não é só anúncio no Google e Facebook

Ainda que os anúncios pagos permaneçam sendo uma estratégia muito eficiente em um planejamento de marketing digital, eles possuem uma deficiência grave: São limitados ao curto prazo.

É claro que se você tem um produto ou serviço pronto para vender e precisa gerar receita para pagar suas contas e as da sua empresa – que é o caso da maioria dos negócios – não há problema algum em investir em anúncios pagos, muito pelo contrário.

Como dito anteriormente: Anúncios pagos são eficientes e fundamentais no marketing digital, só não devem ser sua única alternativa.

É necessário que junto às ações de anúncios pagos, você atrele estratégias de médio/longo prazo, que atraia seu público espontaneamente, gerando visibilidade e tráfego orgânico para seu site e redes sociais.

2: Marketing de conteúdo é rei

Marketing de conteúdo se baseia na criação e distribuição de conteúdo relevante, como artigos de blog, vídeos, infográficos, etc. O objetivo da estratégia é atrair e engajar sua audiência, gerando mais oportunidades de negócio e autoridade para a marca.

Enquanto os anúncios pagos, citados anteriormente, são indicados para o curto prazo, o marketing de conteúdo é a estratégia ideal para resultados de médio/longo prazo. Qualquer empresa que deseje se tornar competitiva no mercado precisa atrelar estratégias conteúdo em suas ações de marketing.

Se você quer ter uma forte presença online, concentre seus esforços no marketing de conteúdo.

3: Dispositivos móveis não são mais uma opção

O Google já notificou que a maioria das pesquisas realizadas no mecanismo já são feitas a partir de dispositivos móveis. Sim, os smartphones ultrapassaram os computadores tradicionais em quantidade de usuários.

Diante disso, fica evidente a importância de seu site ser responsivo, ou seja, possuir versões para todos os tamanhos de tela em smartphones e tablets. Do contrário, você estará perdendo uma grande fatia da sua audiência, levando seu site ao fracasso.

4: Nas redes sociais, não se prenda apenas a seguidores e curtidas

Número de visualizações, seguidores e curtidas podem até gerar um impacto inicial, mas na maioria das vezes só servem para massagear seu ego.

De todas as métricas mensuradas em suas campanhas, a mais importante sempre será a quantidade de vendas.

Seja de forma direta ou indireta, como na aquisição de leads ou geração de tráfego qualificado para o site. Suas ações devem sempre focar no faturamento como resultado final. Do contrário, você estará desperdiçando dinheiro.

Há muitas empresas que investem grande parte de seus recursos de marketing em seguidores e curtidas. Lógico que um bom número de seguidores e curtidas ajuda a passar certa credibilidade para seu público, mas dificilmente isso impactará suas vendas.

Se aprofundando no assunto

Esses são apenas alguns fundamentos bem básicos em assuntos que você, como empreendedor, precisa entender dentro do marketing digital. Caso queira ir um pouco mais a fundo no tema, sugerimos nosso artigo sobre como implementar uma estratégia eficiente de marketing digital em sua empresa.

Querendo ou não, o marketing digital está aí para quem quiser e souber usufruir. Tirar o máximo proveito de tudo o que essa nova tecnologia tem pode colocar sua empresa uns bons passos à frente da concorrência.

Deixe seu comentário

Veja Também

Métricas no marketing digital: Como mensurar suas ações mesmo não sendo um especialista
Métricas no marketing digital: Como mensurar suas ações mesmo não sendo um especialista

Ao definir as métricas corretas a serem acompanhadas, torna-se muito mais fácil identificar erros e acertos em qualquer ação, afinal, números não mentem

4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir
4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir

Antes de investir em marketing digital, certifique-se que seu profissional ou agência contratada tenha, ao menos, algum conhecimento nessas 4 áreas

7 Benefícios que o Marketing Digital pode trazer para sua empresa
7 Benefícios que o Marketing Digital pode trazer para sua empresa

Sabendo aproveitar bem as oportunidades que a internet nos dá, é possível que empreendedores de qualquer porte consigam competir em pé de igualdade com grandes empresas do mercado

Não perca mais nenhum post

Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email