5 Fatores que Podem estar Atrapalhando os Resultados no seu Site

5 Fatores que Podem estar Atrapalhando os Resultados no seu Site

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 22 de fevereiro de 2019

A principal métrica para medir o sucesso de um site, na maioria das vezes é a conversão. É para isso que uma empresa faz um site, não apenas para estar na Internet. Pois de que adianta ter um tráfego monstruoso, se nenhum dos visitantes será convertido em cliente?

É claro que, gerar tráfego para seu site é o primeiro passo para conquistar clientes através dele. É praticamente impossível que o site converta em vendas se nem mesmo tem uma boa quantidade de acessos.

Mas vamos levar em consideração aqui que você já possua um tráfego razoável, caso contrário, dê uma pausa nessa leitura e leia nosso artigo sobre como gerar tráfego para o seu site.

Abaixo segue cinco razões pelas quais seu site pode estar com o desempenho baixo.

1: Experiência Mobile Ruim

Se o seu site não possui uma versão amigável para dispositivos móveis, não há nenhuma chance dele sobreviver hoje em dia. Não adianta apenas ser receptivo, ele precisa ser planejado e desenvolvido também para que seu conteúdo seja atraente em smartphones e tablets.

Segundo o próprio Google, a maioria das pesquisas no mecanismo já são feitas a partir de smartphones. Sem versões responsivas, seu site acaba marginalizando uma boa parcela de sua base de clientes ou futuros clientes, lógico que isso afetará diretamente as conversões e vendas no site.

2: Ausência ou Mau Posicionamento de  Calls-to-Action (Botões de Ação)

Seu site pode ser fácil de usar, ter conteúdo de qualidade e design atraente, mas sem um atendimento claro e conciso, você simplesmente não converterá.

Os usuários podem querer converter, procuram o botão de comprar, ver mais, fazer o download, etc. Mas não encontram, ou pelo fato do botão estar mal localizado ou simplesmente não existir.

Faça o seu call-to-action fácil de ser visto. Ele precisa ser o mais simples possível, não pode deixar dúvidas, os usuários precisam saber exatamente o que você deseja que eles façam em seguida.

O botão precisa estar fácil para que o usuário clique quando estiver pronto para converter.

Exemplo de Call-to-Action bem posicionado

3: Seus Usuários Estão Irritados Com Seu Site

Se sua taxa de rejeição estiver muito alta, pode haver algo incomodando os visitantes no seu site.
Nesse caso, você precisa descobrir qual é o problema.

Usar um mapa de calor pode ajudar, existem ferramentas boas e grátis para isso, como o Hotjar. Ele consegue mapear e entregar a imagem de uma página de seu site com um gráfico de onde as pessoas estão clicando em maior quantidade. Você também pode trabalhar diretamente com os usuários (através de uma pesquisa, por exemplo).

Alguns inconvenientes comuns em sites

– O site não oferece informação útil
– A navegação é difícil
– Muitos anúncios e Popups
– Layout amador
– Música de fundo (Sim, isso incomoda muito)

Usuário vítima de um site com péssima usabilidade. Cuidado, cenas fortes!

4: Sem Foco no Público Alvo

Não faça do seu site um site “geral”. Tentar agradar a todos só vai acabar isolando seu conteúdo de todo o público qualificado.

Talvez você esteja escrevendo para a audiência errada ou para um demográfico maior do que deveria. Seja qual for o caso, uma segmentação errada pode afetar negativamente a sua taxa de conversão. Sua marca, design e linguagem deve falar diretamente com um nicho específico.

Se não for possível conduzir pesquisas de mercado para definir e conhecer adequadamente seu púbico (algo que realmente não é nada simples), você pode simplesmente pesquisar em outros sites e blogs do segmento o tipo de conteúdo que eles produzem e sua linguagem, isso já pode ajudar muito.

5: Seu site está Lento

Quando seu site demora pra carregar, seus visitantes podem deixá-lo e provavelmente não voltarão a visitá-lo no futuro. Nem preciso dizer que isso irá levar sua taxa de rejeição nas alturas.

São diversos os fatores que podem estar deixando seu site pesado: não otimização para celulares, código sujo, imagens não otimizadas, flash ou Java, e por aí vai. O ideal é contratar um especialista ou uma agência para otimizar seu site.

Essas cinco razões são apenas um ponto de partida para ajudar a melhorar suas taxas de conversão. Há muitas outras razões que podem estar afetando os resultados do seu site. Mas, listei os mais comuns e também de fácil correção.

Se você acha que qualquer uma dessas dicas se aplica ao seu site, basta fazer as mudanças e mensurar as melhoras nas conversões.

Deixe seu comentário

Veja Também

Como criar um site ou blog de graça para sua empresa
Como criar um site ou blog de graça para sua empresa

Orçamento enxuto para marketing é uma realidade comum em diversos negócios. Pensando nisso, separamos algumas das melhores plataformas gratuitas para que você já comece a criar um para sua empresa

SEO na Prática: 7 dicas para melhorar a posição de seu site nas pesquisas do Google
SEO na Prática: 7 dicas para melhorar a posição de seu site nas pesquisas do Google

Aprenda a otimizar as páginas do seu site com SEO, melhorando o seu posicionamento, aumentando sua quantidade de acessos e se destacando da concorrência no meio digital

Links patrocinados no Google: o que são e como funcionam?
Links patrocinados no Google: o que são e como funcionam?

Aprenda a posicionar as páginas do seu site nos primeiros resultados do Google por meio de anúncios pagos. A melhor solução para quem precisa de visibilidade online imediata

Não perca mais nenhum post

Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email