4 Formatos de conteúdo para atrair e conquistar sua audiência – e potenciais clientes, é claro

4 Formatos de conteúdo para atrair e conquistar sua audiência – e potenciais clientes, é claro

  • Joice Reis
    Por
    Redatora
    Publicado em 23 de junho de 2019

Se você é um profissional de marketing ou proprietário de um pequeno negócio, já deve ter percebido o poder que tem em um bom conteúdo para o sucesso de uma marca no meio digital. Esse fator está fortemente relacionadas à maneira como seu público enxerga sua marca, não há para onde fugir.

Estamos na era do conteúdo, e ele é o rei do marketing. Todo empreendedor ou gestor de marketing sério deveria saber disso.

E se você vai gerar seu conteúdo, lógico que precisa conhecer os melhores formatos para sua empresa. Embora existam vários, hoje vamos abordar os 4 mais populares e eficientes.

1: Blog posts

Toda empresa que investe em marketing digital deveria ter um blog para gerar conteúdos sobre seu mercado e que sejam do interesse de seus potenciais clientes.

Essa estratégia é uma das mais eficazes para gerar autoridade para uma marca na internet, tornando-a referência no mercado em que atua, além da melhorar exponencialmente a posição das páginas do seu site nas pesquisas do Google.

Com a popularização de estratégias como marketing de conteúdo e inbound marketing, os blogs tornaram-se peça-chave para negócios que buscam ser encontrados na internet.

Uma boa dica para o tamanho do seu texto é ter, pelo menos, 500 palavras; o suficiente para responder as dúvidas da pessoa que estiver acessando o artigo. Mas fique à vontade para passar das 2.000 palavras, caso necessário.

Também é importante que os artigos do seu blog possuam consistência, ou seja, não vale criar um artigo hoje e o próximo só daqui a 2 meses.

Gerar 1 artigo por dia também pode ser muito complicado, principalmente se o proprietário do negócio for o escritor. Mas uma média de 1 artigo por semana já se torna aceitável.

2: Vídeos

O vídeo é um formato de fácil consumo e, juntamente com os artigos de blog, é uma das melhores opções de formato. Na verdade, é possível afirmar que o engajamento em conteúdos de vídeo costumam ser ainda maiores que em conteúdos de blog.

Os principais canais de redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin são ótimos para a distribuição desse formato de conteúdo, além do Youtube, que é a segunda maior ferramente de pesquisa do mundo, ficando atrás apenas do Google.

Isso mesmo, depois do Google, as pessoas vão diretamente ao Youtube para pesquisar sobre todo tipo de assunto.

3: Lives

As lives estão se tornando cada vez mais populares. Seu diferencial é que, ao invés de oferecer um vídeo editado, você pode falar em tempo real com sua audiência, mais ou menos parecido com um programa ao vivo. As ferramentas mais utilizadas para esse tipo de conteúdo são o Facebook e o Youtube.

Uma live no Facebook, por exemplo, permite que sua audiência faça perguntas e interaja com você enquanto assistem, tudo de forma bem dinâmica, gerando uma conexão poderosa entre sua marca e seu público.

4: Infográficos

Infográficos são nada menos que uma combinação de imagens e textos, no qual tem o objetivo de resumir conteúdos e simplificar a visualização das informações.

Portanto deve ser de fácil interpretação para beneficiar aquilo que realmente importa para o leitor, a compreensão do que está sendo apresentado.

A combinação de ilustrações com escrita formam uma mistura muito poderosa.

Bônus: Podcasts

Nem tudo no marketing digital é apenas texto e imagem. Com o formato apenas de áudio, os podcasts já são utilizados por diversos profissionais de marketing e empreendedores que buscam alimentar sua audiência com conteúdo de qualidade.

O maior diferencial desse formato de conteúdo é que os podcasts podem ser facilmente consumidos enquanto se está fazendo uma caminhada, no trânsito, na academia ou em qualquer outro lugar em que não dê para assistir um vídeo ou ler um artigo de blog.

É importante frisar que, apesar de o formato do seu conteúdo ser um fator muito relevante, o mais crucial para sua estratégia sempre deve ser: gerar conteúdo útil para sua audiência. Esse é o ponto-chave de toda estratégia de conteúdo no marketing digital.

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