Marketing digital: Tudo que você precisa saber para utilizá-lo com eficiência em seu negócio

Marketing digital: Tudo que você precisa saber para utilizá-lo com eficiência em seu negócio

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 2 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 14 de setembro de 2019

A internet já está vinculada à todas as esferas de nossa vida, praticamente tudo a nossa volta, de alguma forma precisa dessa conexão para ser feito. Você faz uso dela para encontrar o telefone de uma pizzaria próxima à sua casa, mas também grandes corporações a utilizam para pesquisas de opinião pública ou compartilhamento de um software na nuvem.

O uso constante da internet vem aumentando ano a ano, e isso tem influenciado muito na forma como as pessoas compram, tornando marketing off-line, a cada ano que passa, mais obsoleto.

Nesse contexto surge o marketing digital: um conjunto de ações feitas nos meios digitais para promover sua marca e agregar valor aos seus produtos e serviços. As táticas são as mais variadas, mas todas importantes para que as campanhas sejam eficientes e tragam um retorno positivo sobre o investimento.

Principais estratégias no marketing digital

Apesar de o marketing digital possuir uma infinidade de opções, existem estratégias que são mais populares, sempre usadas por trazer, na sua grande maioria, resultados positivos. Abaixo vão elas:

Redes Sociais

São diversas as redes sociais existentes e as mais apropriadas para sua empresa variam de acordo com o segmento em que ela atua. Mas o facebook, por ter um público bem abrangente,  deve sempre ser adotado, independente do seu negócio.

Acima de tudo, você deve estabelecer um cronograma de postagens para todo conteúdo que for gerado nas redes sociais, tanto imagens quanto textos. Redes sociais também são ótimas ferramentas para auxiliar em estratégias de marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

Se resume na criação de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento da marca. O conteúdo não é feito para divulgar produtos ou ofertas e sim para educar, informar ou entreter o usuário, como por exemplo: Um nutricionista esportivo que cria um artigo em seu blog sobre dietas para ganho de massa muscular.

As ferramentas com melhor resultado em estratégias de marketing de conteúdo são:

Blog: Com conteúdo de qualidade e SEO (otimização para mecanismos de pesquisa), os resultados podem ser bem satisfatórios. O blog é o cerne de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, planeje bem suas pautas, não basta apenas criar artigos aleatórios, tudo que for gerado precisa ser estrategicamente planejado para atingir seu público.

Ebooks: São perfeitos para construir uma imagem de autoridade no assunto para a empresa, fazendo com que seu público sinta mais confiança na marca. O motivo é simples: não é qualquer um que lança um ebook, é necessário muita pesquisa e conhecimento no assunto que for tratado no material.

Vídeos: Podem ser usador para gerar conteúdo no blog, redes sociais ou criar um canal para a empresa no Youtube. Você também pode utilizar todas as ferramentas em conjunto, por exemplo: criar e postar seu vídeo no Youtube e compartilhá-lo em seu blog e nas redes sociais.

Email marketing

O email marketing pode ser facilmente medido e é conhecido por entregar altos retornos sobre investimentos. Com a ajuda de uma boa plataforma, você pode automatizar suas campanhas. Basta criar um formulário de inscrição em seu site para coletar assinantes.

O conteúdo de seus emails podem incluir avisos sobre novos artigos no blog, cupons de desconto, promoçõe, etc. Assim como em todo conteúdo gerado em uma estratégia de marketing digital, tudo que for criado deve ser do interesse do seu público, nunca conteúdo aleatório.

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português: 0timização para mecanismos de pesquisa. Se trata de um conjunto de técnicas que busca melhorar o posicionamento de um site nas pesquisas feitas em mecanismos como Google e Bing.

Estar nas primeiras posições nas páginas de pesquisa do Google, por exemplo, pode aumentar muito as oportunidades de negócio no âmbito digital, além de fazer sua marca mais conhecida.

As estratégias de SEO são muito exploradas por empresas que investem em marketing digital e podem gerar audiência qualificada para o site e blog da marca de forma espontânea, sem necessidade de investir em anúncios pagos.

Links Patrocinados

Links patrocinados são anúncios pagos, posicionadas nas páginas de pesquisa, sites parceiros do Google ou em mídias sociais. Dentre os mais conhecidos, temos o Google Ads e o Facebook Ads.

Google Ads: permite criar anúncios com texto, foto ou vídeo, que serão exibidos para potenciais clientes quando estiverem pesquisando por serviços relacionados à sua empresa no Google.

Facebook Ads:  permite criar anúncios com texto, foto e/ou vídeo. Eles podem redirecionar para a fanpage do anunciante ou qualquer outro endereço como seu site ou página em redes sociais. O Facebook Ads também possui um alto grau de segmentação para os anúncios, permitindo ao anunciante alcançar públicos segmentados por idade, interesses, região, gênero e muitas outras opções.

Planejamento de marketing digital

Executar ações de marketing de forma aleatória, sem nenhum planejamento pode fazer com que, no mínimo, você jogue dinheiro e tempo fora.

Há algumas etapas que devem ser respeitadas para um planejamento eficaz na sua empresa. Veja abaixo:

Relatório atual do estado da empresa

Através do relatório atual será possível enxergar como a empresa está se comportando em cada canal de marketing e onde estão seus pontos fortes e fracos. É muito importante para que nos próximos meses seja possível mensurar as estratégias e ferramentas que mais deram resultado. Com esses dados em mãos, será possível determinar os melhores objetivos a serem traçados.

Definição do público-alvo

Sejam clientes ou potenciais clientes, investir algum tempo para identificar seus anseios e problemas lhe deixará alguns passos à frente da concorrência.

Quanto mais você segmentar seu público-alvo  melhor, pois isso fará com que seus anúncios e campanhas sejam mais assertivas. Mas, para dar o primeiro passo, comece respondendo as perguntas abaixo sobre seus clientes ou potenciais clientes, isso já ajudará a definir um pouco seu público-alvo.

Gênero: Feminino ou Masculino

Escolaridade: Ensino médio, superior, pós-graduado, etc

Idade

Profissão

Demografia: De onde ele é, Cidade, Estado, país

Renda Mensal Aproximada

Definição de objetivos

O objetivo do marketing é aquilo que você pretende alcançar com seus esforços, você pode ter um ou vários, mas, se você é proprietário de uma pequena empresa ou está dando os primeiros passos no marketing digital, o melhor é definir apenas um para começar.

Seu objetivo de marketing deve ser:

Específico: Bem detalhado.

Mensurável: Fácil de ser analisado em gráficos.

Atingível: Dentro das suas possibilidades atuais (nada de métricas impossíveis).

Relevante: O resultado deve ser importante para o seu negócio.

Temporizável: Programado por um período de tempo pré-definido.

Um bom objetivo que você pode definir é: Ampliar a divulgação da sua marca atraindo 13.000 visitas para seu site no próximo mês.

É importante que você crie métricas para mensurar os resultados de suas campanhas regularmente, como por exemplo: Se seu objetivo é gerar 13.000 visitas para seu site no próximo mês, sua métrica principal será a quantidade de acessos que o site estará recebendo por dia ou semana, até o último dia da campanha.

Calendário Editorial

Antes de começar a escrever no blog da sua empresa ou fazer as postagens nas redes sociais, faça um calendário editorial para as publicações.

Você precisa de, pelo menos, uma postagem por semana no blog e três no facebook e instagram. Para isso, faça o planejamento das pautas a serem escritas, pelo menos para os próximos três meses. Planeje quais serão os assuntos abordados em cada artigo e imagem.

Com um calendário editorial planejado com antecedência, você terá a oportunidade de trabalhar com  periodicidade, isso agradará seu público.

Análise

Para determinar o retorno sobre o investimento de seus esforços, é necessário mensurar os resultados periodicamente. Caso o seu objetivo esteja relacionado a aumentar o número de visitantes no seu site, por exemplo, você precisa instalar o Google Analytics, ele mostrará a quantidade de acessos que suas páginas estarão tendo por dia, semana, mês, ou qualquer período de tempo que você desejar saber, além de muitas outras informações como segmentação por lugar, idade, gênero, etc.

Lembre-se: Essas estatísticas serão os sinais vitais para medir a saúde de sua estratégia de marketing digital.

Depois de ter seus relatórios, use-os para obter informações sobre os pontos fortes e fracos dos seus esforços. Você pode notar áreas de baixo desempenho que precisem de melhorias, ou áreas de sucesso onde você deva investir mais.

Contrate uma agência ou profissional especializado

Muitas empresas sobrevivem com orçamentos bem enxutos, mas deixar de contratar uma agência de qualidade ou profissional especializado pode fazer com que seu investimento seja totalmente desperdiçado.

Um bom gestor de marketing digital sabe como transformar seu investimento em ROI positivo através de boas estratégias de conteúdo e mídias sociais, ajudando para que sua empresa cresça e sua marca fique conhecida.

Mão na massa

Agora que você já sabe os conceitos básicos do Marketing Digital, quem sabe já não chegou a hora de dar os primeiros passos? Não vá deixar sua empresa para trás na era digital!

Crie o site e blog da sua marca, comece a gerar conteúdo, use as redes sociais para divulgar tudo, e o mais importante, invista em conhecimento, leia blogs, baixe e-books, assista vídeos e consuma todo material de Marketing Digital que puder, isso irá ajudá-lo a sempre otimizar suas estratégias.

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