O impulsionamento no Facebook é a maneira mais fácil de criar seu anúncio na rede social. O recurso permite exibir uma publicação para uma audiência à sua escolha e aumentar o seu alcance. Ou seja, você irá pagar para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas.
O alcance das publicações em páginas do Facebook tem caído cada vez mais, e a rede social já avisou que é “daí pra pior”. A iniciativa, segundo o próprio Facebook, visa tornar o feed dos usuários mais limpo, com menos conteúdo corporativo e mais publicações de amigos e familiares.
Até aí tudo bem, até porque, quem de nós gosta de entrar no Facebook e ser bombardeado por publicidade? Mas o problema é que nessas circunstancias gerar um bom crescimento para uma página acaba se tornando uma missão quase impossível, a não ser que se invista em anúncios pagos dentro da rede social.
E para qualquer empreendedor que queira melhorar a presença do seu negócio no Facebook, mas não domine técnicas avançadas de marketing ou não se sinta à vontade no Facebook Business, o impulsionamento se torna uma ótima opção.

Alguns dos benefícios em impulsionar uma publicação no Facebook
Compensa a queda no alcance orgânico: Como dito antes, o Facebook passou a evidenciar que o alcance das publicações de empresas na rede social estaria diminuindo a cada dia. Impulsionar seus posts no Facebook é a forma mais fácil de superar essa mudança.
Atinge um público-alvo mais amplo: A publicação que for impulsionada não estará limitada apenas às pessoas que já curtem ou seguem sua página, podendo ser exibida para um público segmentado muito maior.
Fácil e intuitivo: Basta clicar no botão “impulsionar publicação”, no canto inferior direito do post desejado. Abrirá uma janela bem intuitiva, onde você irá configurar alguns detalhes e pronto, seu conteúdo será impulsionado de forma praticamente instantânea.
É possível mensurar os resultados: Basta acessar a guia “informações” e clicar em “publicações”. Será exibido um detalhamento de todas as suas postagens, sendo possível analisar o alcance, cliques, reações e muito mais.
Impulsionando uma publicação de forma eficiente em 3 passos
Impulsionar uma publicação no Facebook pode parecer até relativamente barato, e é, já que você pode começar até com R$ 10. Mas se você não tomar cuidado, pode desperdiçar seus recursos em ações de pouca eficiência.
E para evitar esses inconvenientes, criamos esse passo a passo para lhe ajudar a impulsionar no Facebook de maneira profissional.
1º passo: Definir um objetivo claro
Parece óbvio, mas a coisa mais comum ao impulsionarmos uma publicação é fazer apenas por fazer. No marketing não se faz nada sem um objetivo claro.
Quer seja aumentar o engajamento com sua marca nas redes sociais, divulgar algum artigo do seu blog ou gerar vendas. Você precisa de um objetivo, sem ele, dificilmente chegará a algum lugar.
2º passo: Escolher uma publicação com um bom engajamento
Não vá no “achômetro”. Antes de escolher o que será impulsionado, é necessário analisar o envolvimento de seu público com suas publicações e escolher sempre a que tenha tido melhor resultado. É muito fácil visualizar essas informações.
Abra sua página no Facebook, vá na aba “Informações” e depois clique em “publicações”. Você estará acessando sua área de dados, com informações valiosas sobre o engajamento da sua marca no rede social.

3º passo: Configurar o anúncio
Ao clicar em “impulsionar publicação” abrirá uma janela onde você deverá configurar se anúncio. Essa é a etapa mais importante, por isso, preencha todos os campos com muita atenção.
Objetivo: Dependendo da publicação que será impulsionada, as opções de objetivo serão diferentes. Escolha a opção que for mais adequada.
Público: Agora é hora de definir o público que será alvo do seu anúncio. Clique em “criar novo público” e preencha os campos de acordo com os dados do seu público-alvo ou persona. As opções de segmentação nessa etapa são muitas. Você pode escolher gênero, idade, localização, interesses, dados demográficos e comportamento.
Duração e Orçamento: Defina por quanto tempo o anúncio ficará no ar e quanto você pretende investir nele.
Pagamento: Geralmente é possível usar cartão de crédito ou boleto. Caso selecione a segunda opção, será necessário fazer o pagamento do boleto e esperar o dinheiro cair na conta do Facebook, só então que o anúncio poderá ser exibido.
Toda publicação impulsionada costuma ser revisada pelo Facebook em menos de 1 hora. É possível que dure mais, é bem improvável que demore mais do que isso.
Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?
Como dito no início, impulsionar uma publicação é a maneira mais fácil de atrair e engajar seu público. O Facebook continuará diminuindo o alcance orgânico das páginas, fazendo do impulsionamento a única maneira de muitas empresas sobreviverem na rede social.
Faça seus testes, experimente diversos tipos de formato, conteúdos e públicos. O Facebook não exige que o investimento seja alto, e seguindo algumas boas práticas, pouco investimento ainda pode trazer bons resultados.
Por Henrique Aranha
Diretor de ConteúdoPublicado em 18 de abril de 2019