Aprenda a impulsionar suas publicações no Facebook de maneira eficiente

Aprenda a impulsionar suas publicações no Facebook de maneira eficiente

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 18 de abril de 2019

O impulsionamento no Facebook é a maneira mais fácil de criar seu anúncio na rede social. O recurso permite exibir uma publicação para uma audiência à sua escolha e aumentar o seu alcance. Ou seja, você irá pagar para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas.

O alcance das publicações em páginas do Facebook tem caído cada vez mais, e a rede social já avisou que é “daí pra pior”. A iniciativa, segundo o próprio Facebook, visa tornar o feed dos usuários mais limpo, com menos conteúdo corporativo e mais publicações de amigos e familiares.

Até aí tudo bem, até porque, quem de nós gosta de entrar no Facebook e ser bombardeado por publicidade? Mas o problema é que nessas circunstancias gerar um bom crescimento para uma página acaba se tornando uma missão quase impossível, a não ser que se invista em anúncios pagos dentro da rede social.

E para qualquer empreendedor que queira melhorar a presença do seu negócio no Facebook, mas não domine técnicas avançadas de marketing ou não se sinta à vontade no Facebook Business, o impulsionamento se torna uma ótima opção.


Alguns dos benefícios em impulsionar uma publicação no Facebook

Compensa a queda no alcance orgânico: Como dito antes, o Facebook passou a evidenciar que o alcance das publicações de empresas na rede social estaria diminuindo a cada dia. Impulsionar seus posts no Facebook é a forma mais fácil de superar essa mudança.

Atinge um público-alvo mais amplo: A publicação que for impulsionada não estará limitada apenas às pessoas que já curtem ou seguem sua página, podendo ser exibida para um público segmentado muito maior.

Fácil e intuitivo: Basta clicar no botão “impulsionar publicação”, no canto inferior direito do post desejado. Abrirá uma janela bem intuitiva, onde você irá configurar alguns detalhes e pronto, seu conteúdo será impulsionado de forma praticamente instantânea.

É possível mensurar os resultados: Basta acessar a guia “informações” e clicar em “publicações”. Será exibido um detalhamento de todas as suas postagens, sendo possível analisar o alcance, cliques, reações e muito mais.

Impulsionando uma publicação de forma eficiente em 3 passos

Impulsionar uma publicação no Facebook pode parecer até relativamente barato, e é, já que você pode começar até com R$ 10. Mas se você não tomar cuidado, pode desperdiçar seus recursos em ações de pouca eficiência.

E para evitar esses inconvenientes, criamos esse passo a passo para lhe ajudar a impulsionar no Facebook de maneira profissional.

1º passo: Definir um objetivo claro

Parece óbvio, mas a coisa mais comum ao impulsionarmos uma publicação é fazer apenas por fazer. No marketing não se faz nada sem um objetivo claro.

Quer seja aumentar o engajamento com sua marca nas redes sociais, divulgar algum artigo do seu blog ou gerar vendas. Você precisa de um objetivo, sem ele, dificilmente chegará a algum lugar.

2º passo: Escolher uma publicação com um bom engajamento

Não vá no “achômetro”. Antes de escolher o que será impulsionado, é necessário analisar o envolvimento de seu público com suas publicações e escolher sempre a que tenha tido melhor resultado. É muito fácil visualizar essas informações.

Abra sua página no Facebook, vá na aba “Informações” e depois clique em “publicações”. Você estará acessando sua área de dados, com informações valiosas sobre o engajamento da sua marca no rede social.

Para impulsionar, escolha sempre as publicações com bons resultados orgânicos, ou seja, com alcance ou envolvimento mais alto que as demais mesmo sem impulsionar. Depois é só clicar em “impulsionar publicação” no canto direito da tela.

3º passo: Configurar o anúncio

Ao clicar em “impulsionar publicação” abrirá uma janela onde você deverá configurar se anúncio. Essa é a etapa mais importante, por isso, preencha todos os campos com muita atenção.

Objetivo: Dependendo da publicação que será impulsionada, as opções de objetivo serão diferentes. Escolha a opção que for mais adequada.

Público: Agora é hora de definir o público que será alvo do seu anúncio. Clique em “criar novo público” e preencha os campos de acordo com os dados do seu público-alvo ou persona. As opções de segmentação nessa etapa são muitas. Você pode escolher gênero, idade, localização, interesses, dados demográficos e comportamento.

Duração e Orçamento: Defina por quanto tempo o anúncio ficará no ar e quanto você pretende investir nele.

Pagamento: Geralmente é possível usar cartão de crédito ou boleto. Caso selecione a segunda opção, será necessário fazer o pagamento do boleto e esperar o dinheiro cair na conta do Facebook, só então que o anúncio poderá ser exibido.

Toda publicação impulsionada costuma ser revisada pelo Facebook em menos de 1 hora. É possível que dure mais, é bem improvável que demore mais do que isso.

Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?

Como dito no início, impulsionar uma publicação é a maneira mais fácil de atrair e engajar seu público. O Facebook continuará diminuindo o alcance orgânico das páginas, fazendo do impulsionamento a única maneira de muitas empresas sobreviverem na rede social.

Faça seus testes, experimente diversos tipos de formato, conteúdos e públicos. O Facebook não exige que o investimento seja alto, e seguindo algumas boas práticas, pouco investimento ainda pode trazer bons resultados.

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