Influenciadores digitais: O que são e como sua empresa pode se beneficiar deles

Influenciadores digitais: O que são e como sua empresa pode se beneficiar deles

  • Carla Michelle
    Por
    Redatora publicitária e especialista em gestão de marcas
    Publicado em 23 de maio de 2019

Influenciadores digitais são pessoas que possuem um grande número de seguidores ativos em suas publicações. Por conta desse alto engajamento, essas pessoas se tornam capazes de influenciar o comportamento e a opinião de milhares de seguidores através do conteúdo que publicam em seus canais, que podem ser nas redes sociais, Youtube, ou blog.

O Marketing de Influência é uma estratégia que vem sendo utilizada há muito tempo, mesmo antes da internet fazer parte das nossas vidas, trazendo sempre muito lucro para quem sabe aproveitar.

O uso de celebridades para atrair mais atenção para produtos e serviços ocupou a televisão, o rádio, as revistas, jornais, outdoors, dentre outras mídias. Porém, hoje, a história é um pouco diferente.

A internet chegou, sua complexidade deu um salto monstruoso e hoje temos plataformas digitais como o youtube e o instagram, que dotam seus usuários, em sua maioria pessoas “comuns”, de uma voz capaz de influenciar e até mudar a opinião alheia acerca de tudo que seja do seu interesse compartilhar.

Porém, essas pessoas “comuns” podem ter milhares ou milhões de seguidores nas redes sociais, levando seu conteúdo para o infinito e além!

O que é Marketing de Influência e como funciona?

Para Natarelli (Best Practices In Influencer Marketing), a estratégia tem foco em líderes-chave que abastecem sua marca para audiências maiores. Pense neles tanto como uma amplificação, um eco do sinal da sua marca.  Já Luca Alessandrini, em uma citação no mesmo livro diz que esse tipo de marketing é a aquisição de credibilidade.

Segundo pesquisa de 2019 da Kantar IBOPE Media, “72% dos consumidores utilizam a internet para obter informações sobre uma marca, enquanto mais da metade (53%) busca informação das marcas com amigos e familiares e 44% em sites de avaliação.”

Fonte: Estudo da Kantar DIMENSION

As redes sociais amplificaram tudo isso, colocando em foco a opinião de pessoas “comuns”, porém especializadas em algum assunto e que sabem transmiti-lo de forma autêntica.

Dessa forma, usuários que criam conteúdos de relevância para sua audiência nas redes sociais, sendo eles celebridades ou não, ganham a admiração e confiança dos seus seguidores, que por sua vez, passam a acompanhar todas as novidades em busca de algo que seja útil para o seu dia a dia.

É aí que a sua marca pode ser inserida, de forma natural, como uma dica de um influenciador, que pareça tão corriqueira como suas postagens diárias para um público extremamente interessado.

Essa é a vantagem extraordinária do Marketing de Influência.

Aumentando seu faturamento através de parcerias com influenciadores digitais

Uma pesquisa realizada pela equipe da Influencer Marketing Hub revela que, nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo firmas de pequeno a médio porte alcançam resultados massivos, com um valor na média de $ 5,20 dólares para cada dólar gasto em Marketing de Influência.

Com o crescimento acentuado do instagram, a plataforma mais importante para os influenciadores, que segundo a mesma fonte teve seu uso aumentado em dez vezes nos últimos cinco anos, atingindo a marca de 1 bilhão de usuários ativos por dia, podemos ver claramente como você pode aumentar sua receita.

O youtube, também uma manjedoura de influenciadores, tem uma taxa ainda maior: 1.9 bilhão. E melhor, segundo o Google, os criadores de conteúdo desta plataforma têm mais influência para a geração dos Millennials do que as celebridades tradicionais!

Agora falando da redução de custos, podemos comparar os gastos de parcerias com influenciadores aos de campanhas pagas off e online. Basta sabermos que essas parcerias podem ser feitas de várias maneiras, envolvendo desde o pagamento em dinheiro, até a permuta por seus produtos ou serviços, saindo então como uma grande vantagem para o seu bolso.

Tudo vai depender do influenciador que você escolher e com o qual puder trabalhar. Existem aqueles que fazem esse tipo de parceria com a sua marca somente para ganhar, assim como você, mais exposição e credibilidade.

Ou seja, há várias possibilidades na hora de negociar, sendo possível economizar muito.

Quais os Tipos e como escolher o influenciador digital ideal

Os tipos de influenciadores são:

Celebridades e estrelas da internet: são os superstars, ou seja, com um número de milhões de seguidores e movidos geralmente por altos cachês para fazer uma parceria. Esse tipo de influenciador ajuda a sua marca a obter rápidos resultados, porém, nem sempre ele terá afinidade com o seu produto, o que pode prejudicar a originalidade do seu conteúdo e, consequentemente, o retorno financeiro direto da estratégia.

Macroinfluenciadores: são os executivos, jornalistas e blogueiros. Geralmente alcançam de 10 mil a 1 milhão de seguidores e têm autoridade em nichos específicos, como estilo de vida, moda, ou gastronomia. Frequentemente também exigem altos cachês, conseguem mais aderência com o público, promovendo produtos e serviços que se encaixam na sua rotina.

Microinfluenciadores: especialistas com poucos (comparados aos outros acima), mas fiéis seguidores e que geralmente possuem maior engajamento por post e conversões. Porém, seu resultado costuma ser mais lento, já que se trata aqui principalmente do fator fidelidade.

Agora vamos aos elementos que mais importam na hora de escolher entre um desses tipos de influenciadores para representar sua marca.

Donald Trump escolhendo influenciador digital

Defina seu investimento

O quanto poderá gastar na sua parceria com um influencer e por quanto tempo.

Encontre um objetivo claro

A parceria servirá para atrair novos clientes ou vender um produto rapidamente? Será para valorizar a sua marca perante um nicho específico ou mesmo fidelizar clientes ao longo do tempo com parcerias longas?

Não se deixe levar somente por números

Sim, estamos falando de seguidores e likes. Avalie se as pessoas realmente interagem com as postagens, comentando nelas, se o perfil posta constantemente, não deixando espaços longos com falta de conteúdo, se aquele influenciador compartilha dos valores da sua empresa, do tom de voz e público. Só com esses requisitos é que você vai conseguir alcançar resultados realmente satisfatórios.

O que achou dessa nova tendência de marketing digital? Já tem algum influenciador em mente? Agora que você entende como funciona o Marketing de Influência, já pode encontrar a melhor alternativa para divulgar sua marca.

Aproveite também para aprender como gerar conteúdos impecáveis e engajar de vez sua audiência.

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