Marketing no Facebook: O passo a passo definitivo para o seu negócio

Marketing no Facebook: O passo a passo definitivo para o seu negócio

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 6 de setembro de 2018 | Atualizado em 10 de março de 2019

Criar uma fanpage no facebook e sair realizando publicações de forma aleatória e sem um objetivo concreto é o que mais vemos por aí. Na verdade, existem muitas empresas que faturam com isso: você paga e elas fazem um número de postagens semanais, apenas para manter sua fanpage atualizada, sem gerar nenhum resultado significativo para seu negócio.

O marketing digital possui um grande conjunto de estratégias que devem ser bem executadas para alcançar bons resultados na internet, e nas redes sociais não é diferente, que vão desde conhecer bem seu público até mantê-lo bem engajado com sua marca, aumentando as oportunidades de negócio.

Porque sua empresa precisa estar no Facebook

Sei que você já deve estar cansado de ouvir a frase: “é importante que sua empresa tenha uma presença forte nas redes sociais”, mas essa afirmação não poderia estar mais certa.

Nenhuma estratégia de marketing digital hoje em dia pode se dar ao luxo de evitar o facebook, pois a quantidade de usuários que a rede possui é realmente gigantesca, ainda mais aqui no Brasil, onde somos o terceiro país do mundo em quantidade de usuários.

Independente do segmento da sua empresa, é inegável que você encontrará alguém na rede que precise do seu produto ou serviço, por isso é tão importante que sua marca esteja presente nela, negar essa realidade pode fazer com que você perca muitas oportunidades de negócio.

1º passo: Criando uma fanpage no Facebook

É provável que você já saiba perfeitamente os passos para criar uma fanpage no facebook, mas é importante que ela seja criada de forma profissional. Muitas empresas já começam errando nessa etapa, criando suas fanpages pela metade ou usando imagens de baixa qualidade. Para evitar esse tipo de erro, confira abaixo um pequeno passo a passo para criar uma fanpage impecável.

Preencha todas as informações

É muito importante que todas as informações de sua empresa sejam preenchidas: “história, “sobre”, “produtos”, “fotos”, etc. Além de melhorar sua relevância na rede social, isso facilitará para que seus clientes encontrem informações sobre sua marca, gerando credibilidade para o seu negócio.

Foto do perfil

Jamais subestime o poder das imagens no Facebook, principalmente se for a do perfil da sua fanpage. Isso pode parecer simples de entender, mas muitas empresas também  erram nessa etapa.

Use uma imagem de alta qualidade, que seja simples e ao mesmo tempo represente sua marca. Lembre-se que essa foto será vista pelos seus seguidores e pelos usuários que visualizarem suas postagens.

Foto de capa

A foto de capa é igualmente importante à do perfil e também é uma boa oportunidade para divulgar sua marca. Você pode dar uma olhada em páginas de empresas concorrentes para se inspirar ao criar a sua. Também é uma boa ideia contratar um designer profissional para isso.

Faça as primeiras postagens e promova sua fanpage

Antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página, faça ao menos 4 postagens, para que não encontrem um ambiente sem conteúdo algum. Após isso, comece a convidá-los, não se esqueça de colocar sua fanpage no seu site e blog.

2º passo:  Atingindo sua audiência

O algorítimo do facebook recebe frequentes atualizações com o objetivo de melhorar a experiência do usuário na rede, junto com essas atualizações, o alcance das postagens de fanpages fica cada vez menor, abaixo segue algumas dicas para que sua marca sobreviva à essas constantes mudanças.

Crie Conteúdo de Qualidade

Não apenas em sites e blogs, mas também no Facebook o conteúdo de qualidade é a melhor forma de conquistar seu público.

Não faça postagens apenas com promoções e ofertas. Quando as pessoas precisam de um produto ou serviço, elas costumam procurar no Google, não nas redes sociais. Por isso suas publicações precisam possuir informações qualificadas, que ensinem, entretenham ou que tragam pequenas soluções para o usuário. Isso irá fazer com que sua audiência se identifique com sua marca.

Atenção na qualidade das imagens e vídeos

Fotos e vídeos no facebook costumam alcançar resultados melhores que apenas textos, por isso esses formatos já são priorizados pela rede. Capriche sempre na qualidade, pois é um fator crucial para chamar a atenção dos usuários para sua postagem.

Compartilhe os artigos do seu blog

O marketing de conteúdo chegou para ficar e ter um blog para falar sobre assuntos que sejam do interesse do seu público pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, inclusive um aumento significativo em sua autoridade no mercado.

Trazendo a estratégia de blog para a realidade do facebook, você pode compartilhar na rede social todos os artigos gerados por você ou sua equipe de marketing. Usuários bem nutridos com conteúdo de qualidade são sempre mais propensos a interagirem em suas postagens.

3º passo: Anúncios pagos

Conquistar uma boa quantidade de seguidores e alcance orgânico no Facebook sem investir em anúncios pagos pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente se sua empresa ainda estiver dando os primeiros passos na rede, por isso é sempre uma boa ideia separar uma verba para investir em Facebook ads.

Com a grande quantidade de informações contidas na rede social sobre seus usuário, os anúncios do Facebook conseguem ser muito bem direcionados e, se criados corretamente, apresentar resultados bem satisfatórios e sem gastar tanto como em anúncios nos meios tradicionais.

Quanto custa para anunciar

Há diversos fatores que influenciam no custo de um anúncio no Facebook, mas uma coisa é clara: O investimento pode ser muito baixo. Você pode começar com R$10 se quiser e mesmo assim atingir uma boa quantidade de usuários.

Como anunciar

Há duas formas de se anunciar no Facebook. A primeira é impulsionando uma publicação, essa opção é a mais rápida e fácil, porém com diversas limitações. É indicada apenas para usuários iniciantes ou quando seu objetivo se resume a exibir uma postagem para o maior número possível de pessoas.

A segunda opção é utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook. Pode parecer um pouco mais complexo, mas oferece muitas opções diferenciadas para ações de marketing profissional, incluindo campanhas de remarketing.

Por onde começar

Não é necessário nenhum conhecimento técnico avançado em marketing para começar a se arriscar com os primeiros anúncios no facebook. Como dito anteriormente, você pode começar investindo um valor baixo e ir aumentando conforme seus conhecimentos forem se aprimorando.

Para o caso de você estar começando agora a anunciar, tente a opção “impulsionamento”: acesse sua fanpage, encontre uma postagem que demonstre maior possibilidade de engajamento e clique no botão “impulsionar publicação”. Você será direcionado à uma janela para a configuração do público-alvo e demais detalhes do anúncio. 

 

Em poucos cliques você pode impulsionar sua postagem, exibindo-a para milhares de pessoas dentro do Facebook

O impulsionamento é um bom começo para testar o alcance de suas publicações por meio de anúncios pagos, mas se você quer extrair realmente todo o potencial que o facebook tem para o marketing do seu negócio, é importante saber utilizar o gerenciador de anúncios.

Bônus: Erros comuns que muitas empresas cometem

Sabemos que errar é humano, mas a internet não perdoa, por isso é importante tomar muito cuidado para não cometer erros básicos que podem afetar negativamente a imagem da sua marca. Abaixo vamos listar alguns dos erros mais comuns cometidos por fanpages, para você já precaver sua marca desses inconvenientes.

Não responder mensagens e comentários em postagens

Sua marca jamais terá um engajamento real com seu público se você ignorá-lo. Mesmo que for uma reclamação, sempre responda com educação e gentileza, jamais deixe um seguidor “falando sozinho”. Mesmo em comentários negativos, uma resposta branda e amigável, que demonstre uma real preocupação com cliente, pode converter o crítico em um seguidor fiel.

Postar apenas ofertas e promoções

Como foi dito anteriormente, postar apenas promoções atrás de promoções, além de ser ineficaz para a construção de um público engajado com sua marca, fará com que seus seguidores se cansem de suas publicações e desmereça o valor do seu produto, que é justamente o contrário do objetivo do marketing.

Poucas atualizações

A falta de uma boa rotina de atualizações em sua fanpage acaba tornando ela irrelevante para seus seguidores, se sua empresa não tem um profissional dedicado para essa área, o ideal seria contratar uma agência, mas nunca permitir que sua página fique desatualizada.

Outro fator crucial é que o algoritmo do Facebook pode fazer com que sua fanpage também se torne menos relevante para a rede, diminuindo ainda mais o alcance de seus posts.

Criar um perfil para a marca ao invés de uma fanpage

As vantagens que uma fanpage tem sobre um perfil pessoal são inúmeras: possibilidade de anúncios, contatos ilimitados, check-ins, calls to action, etc. Fanpage é uma opção feita especialmente para que marcas consigam atingir bem seus públicos, divulgando seus produtos e serviços, diferente de perfis pessoais, que têm todas as opções voltadas apenas para pessoas físicas.

O Facebook é essencial para qualquer estratégia de marketing, não é atoa que milhares de empreendedores utilizem a rede como ferramenta de negócios.

Tente você mesmo, faça sua fanpage, convide seus amigos e comece a publicar, não existe uma receita de bolo e também não adianta ficar só na teoria, a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa.

Ponha em prática tudo que você aprendeu aqui, compartilhe conteúdos relevantes, capriche nas imagens e, se possível, separe uma verba também para anúncios pagos, fazendo tudo o que ensinamos e com um pouco de criatividade, temos certeza que você alcançará bons resultados!

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