4 Mentiras sobre marketing em redes sociais que você precisa deixar de acreditar agora

4 Mentiras sobre marketing em redes sociais que você precisa deixar de acreditar agora

É muito fácil encontrar uma empresa que tenha ao menos uma fanpage no Facebook ou perfil no Instagram. As redes sociais chegaram para ficar, não há o que contestar sobre isso.

E da mesma forma que esses canais se tornaram tão populares no meio empreendedor, alguns mitos também surgiram sobre o uso das redes sociais em ações de marketing. Fazendo com que muitas pessoas desperdiçassem recursos e boas oportunidades de negócio.

E para lhe precaver desses inconvenientes, separamos nesse artigo 4 mentiras sobre o marketing em redes sociais que você precisa deixar de acreditar agora.

Mentira: Tem que postar muito. Quanto mais, melhor

Essa é uma atitude bem comum em empresas que estão dando seus primeiros passos nas redes sociais e, na verdade, não chega a ser necessariamente um erro

Vamos lá.

Gerar um alto número de postagens não é um problema em si. O problema é quando você compromete a qualidade em prol da quantidade, que é o que quase sempre acontece.

O fato de algumas pessoas seguirem sua marca nas redes sociais não significa que elas desejem consumir indiscriminadamente tudo que sua empresa compartilha.

Postar muito conteúdo publicitário, principalmente oferta atrás de oferta, pode incomodar seus seguidores, além de desvalorizar seu produto ou serviço. É necessário focar também em postagens de qualidade, que informem ou entretenham seus fãs. Por isso, foque sempre na qualidade antes da quantidade.

2ª Mentira: É necessário estar em todas as redes sociais

É claro que do Facebook, ao menos no Brasil, ainda não dá para escapar. Somos o 3º país em usuários, com 130 milhões ativos , fazendo dessa rede social um canal praticamente obrigatório em qualquer estratégia de marketing digital.

Mas ainda assim, é importante entender que sua empresa não pode utilizar o Instagram do mesmo jeito que o Facebook, por exemplo, ou o Youtube do mesmo jeito que o Linkedin.

Cada rede social exige uma abordagem e um formato de conteúdo próprio. Não adianta estar em 7 canais diferentes se você só consegue gerenciar o Facebook e o Instagram.

Ter perfis da sua empresa em diversas redes sociais significa trabalho triplicado na geração de conteúdo, por isso, planeje bem os canais a serem utilizados por sua marca. Aqui vale também lembrar a dica anterior: Qualidade sempre acima da quantidade.

3ª Mentira: Seus clientes não usam redes sociais

Vamos aos números (só do Brasil).

Facebook: 129 milhões de usuários

Whatsapp: 120 milhões de usuários

Youtube: 98 milhões de usuários

Instagram: 57 milhões de usuários

Twitter: 30 milhões de usuários

Linkedin: 29 milhões de usuários

Será mesmo que seus clientes não estão nas redes sociais?

4ª Mentira: Qualquer um pode cuidar das redes sociais

Muitas pessoas cometem o erro de subestimar o poder e a complexidade de um bom marketing em redes sociais e acabam achando que qualquer um pode cuidar dessa área em sua empresa.

Mas para que se atinja bons resultados, é necessário conhecimentos particulares em técnicas e conceitos avançados de marketing, como jornada de compra, funil de vendas e marketing de conteúdo.

Não confunda gerenciamento de redes sociais com “panfletagem digital”, a estratégia não se resume apenas a um número “x” de postagens semanais.

O marketing em redes sociais precisa ser planejado e executado com eficiência, sempre focado no fortalecimento da sua marca e, é claro, na melhoria em suas vendas.

Estar presente nas redes sociais já deixou de ser uma opção. Por isso é necessário que boas práticas sejam sempre adotadas, e uma delas é não acreditar em tudo que se ouve por aí.

Utilizando os canais estratégicos de maneira correta, você poderá se destacar bem sobre outras marcas e conquistar a simpatia e atenção do seu público, mesmo que sua empresa ainda seja pequena.

Deixe seu comentário

Veja Também

Adeus, “tiozão do zap”: 7 dicas para sua empresa fazer sucesso no Whatsapp sem atormentar seus clientes
Adeus, “tiozão do zap”: 7 dicas para sua empresa fazer sucesso no Whatsapp sem atormentar seus clientes

Veja como se relacionar com seus clientes através do Whatsapp de maneira saudável, atraindo e engajando-os com sua empresa de forma natural e sem publicidades chatas

4 Formatos de conteúdo para atrair e conquistar de vez seus clientes
4 Formatos de conteúdo para atrair e conquistar de vez seus clientes

O conteúdo é o rei do marketing atualmente. Todo empreendedor ou gestor de marketing deve saber disso. E se você vai gerar seu conteúdo, lógico que precisa conhecer os melhores formatos para seu negócio.

7 Dicas rápidas e fáceis para tornar o Instagram da sua empresa mais profissional
7 Dicas rápidas e fáceis para tornar o Instagram da sua empresa mais profissional

O Instagram tem se mostrado uma ótima oportunidade na divulgação de negócios de todo o tipo. Confira o que você precisa fazer para que sua empresa tenha sucesso nessa rede social

Não perca mais nenhum post

Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email