Métricas no marketing digital: Como mensurar suas ações mesmo não sendo um especialista

Métricas no marketing digital: Como mensurar suas ações mesmo não sendo um especialista

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 25 de abril de 2019

Métricas no marketing digital são valores usados para mensurar e acompanhar o desempenho de suas campanhas. Ao definir as métricas corretas a serem acompanhadas, fica muito mais fácil identificar erros e acertos em qualquer ação, afinal, números não mentem.

Se você já pesquisou um pouco sobre marketing ou marketing digital, já deve saber que antes de elaborar qualquer campanha ou mesmo uma simples ação, é importante definir um objetivo claro e relevante para o seu negócio. Você deve sempre saber aonde quer chegar antes de começar a andar.

Entender as métricas acaba se tornando um fator chave para o sucesso de qualquer estratégia, pois são elas que irão auxiliar na hora de mensurar o desempenho de praticamente tudo. Fornecendo uma percepção baseada em dados reais, sem “achismos”.

Qualquer estratégia de marketing digital que não tenha métricas a serem acompanhadas durante as ações está errada.

Métricas: um bicho de 7 cabeças, só que não

Quando ouvimos o termo “métricas” ou “KPIs”, parece que estamos diante de algo extremamente técnico. Um assunto seleto, discutido apenas por uma pequena elite de especialistas em marketing.

Errado!

Você não precisa de nível superior em marketing para mensurar, ao menos de forma básica, suas campanhas.

A verdade é que na maioria das vezes, o problema não está na falta de conhecimento, e sim na falta de conscientização. As pessoas não definem objetivos e métricas de acompanhamento porque não acreditam que seja importante. Preferem anunciar só por anunciar.

Mal sabem que mensurar os resultados é, além de essencial para melhorar suas campanhas, muito simples. Os dados estão sempre a alguns poucos cliques de distância.

Talvez você esteja apenas um pouco confuso sobre como mensurar de forma realmente profissional suas campanhas, ou até sem saber como definir suas métricas. Não se preocupe, isso se resolve agora. Continue conosco e confira algumas das principais métricas e quando você deve usar cada uma delas.

Métricas para campanhas de venda

Campanhas focadas em vendas são aquelas em que o foco é a venda direta. O intuito é simples: Vender um produto ou serviço, sem enrolação.

ROI: Retorno sobre investimento

O ROI é uma das métricas mais relevantes em qualquer empresa. Geralmente é a primeira a ser mensurada, pois se trata do lucro que a campanha de marketing gerou para a empresa. Uma campanha focada em vendas que não gera lucro pode ser um problema grave.

Como calcular o retorno sobre investimento: A fórmula é muito simples: Lucro obtido menos valor investido dividido pelo valor investido.

CAC: Custo por aquisição de cliente

O CAC serve para saber quanto a sua empresa precisa gastar para conquistar um cliente, seja para contratar um serviço ou comprar um produto. Antes de mais nada é importante que você saiba quanto esta disposto a gastar para gerar cada cliente, com esse valor em mente, você precisa que sua campanha não atinja um CAC muito acima do que seria viável para seu negócio.

Como calcular o custo por aquisição de cliente: Se suas campanhas estiverem bem configuradas, o custo por aquisição será calculado automaticamente. Mas o cálculo do CAC também é muito simples. É literalmente quanto você gastou na campanha para gerar cada cliente nela. Ou seja, se você investiu R$ 300 de anúncio em uma campanha no Google ads e essa campanha lhe gerou 30 clientes (300 / 30). Você gastou R$ 10 por cada cliente adquirido.

Métricas para campanhas CPC

Campanhas CPC são aquelas em que pagamos para adquirirmos cliques. Quer seja um anúncio na rede do Google ou um impulsionamento de um artigo de blog no Facebook, por exemplo.

CTR: Taxa de cliques

A taxa de cliques é muito eficiente para entender a eficácia de uma campanha. Já que um bom anúncio, com uma imagem e textos muito bem elaborados, acabam por gerar uma boa quantidade de cliques. A taxa de cliques pode e deve ser acompanhada também em campanhas focadas em vendas, juntamente com o ROI.

Como calcular a taxa de cliques: A taxa de cliques (CTR) é simplesmente a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. Por exemplo, se 200 pessoas visualizaram e 20 clicaram, sua taxa de cliques é de 10%.

CPC: Custo por clique

O custo por clique é muito parecido com o custo por aquisição de clientes, a diferença é que ele calcula quanto está sendo pago por cada clique, e não por cada cliente. Lógico que o custo por cliente é, na maioria das vezes, muito mais importante, mas saber quanto se está pagando por cada clique também é uma informação bem valiosa.

Como calcular o custo por clique: Como dito anteriormente, o cálculo é o mesmo do custo por aquisição. Só que ao invés de dividir o valor investido pelo número de clientes obtidos, você irá dividir o valor investido pelo número de cliques que a campanha gerou.

Métricas para campanhas de inbound marketing e marketing de conteúdo

Campanhas de inbound marketing e campanhas de marketing de conteúdo são campanhas de marketing bem sofisticadas, onde a meta é atrair potenciais clientes através de conteúdo relevante e convertê-los em cliente através de relacionamento. São ações de marketing realmente avançadas e exigem, além de alto conhecimento na área, boas plataformas de automação e CRM.

CR: Taxa de conversão

Uma conversão nada mais é que uma ação que você deseja que seja feita pelos visitantes no seu site, como assinar sua newsletter, baixar um e-book, pedir uma consultoria, etc. Ações de extrema importância em estratégias de inbound marketing, pois a partir desse primeiro contato se iniciará um relacionamento entre a marca  e o potencial cliente.

Como calcular a taxa de conversão: A taxa de conversão é a proporção da frequência com que as pessoas que clicam no seu anúncio ou que acessam seu site de maneira orgânica realizam a ação que você deseja. É um cálculo de porcentagem simples, assim como a taxa de cliques.

Taxa de abertura de email

Gerar uma lista de emails qualificada é essencial em uma campanha de inbound marketing ou marketing de conteúdo. Uma lista qualificada nada mais é que endereços de email de pessoas que realmente querem receber seus emails, através desse relacionamento, a empresa tentará converter esses leads em clientes. A taxa de abertura é a proporção da frequência com que as pessoas de sua lista que recebem seus emails os abrem. Esse relatório é gerado facilmente na maioria das plataformas de email marketing disponíveis no mercado.

Quantidade de visitas no site

Uma métrica singela, mas bastante relevante. Afinal, é o número de pessoas que estão acessando seu site, isso além de fornecer dados sobre branding, também ajuda com informações sobre SEO. Por meio dessa métrica você saberá quantas pessoas acessam seu site diariamente e quais conteúdos são mais eficientes para atrair visitantes orgânicos.

Como e Quando mensurar

Não caia no erro de deixar para analisar as métricas apenas no dia de fazer o relatório. Sua campanha deve ser analisada todos os dias.

Muitas vezes, pontos fracos e fortes em campanhas podem ser notados e melhorados logo nos seus primeiros dias, evitando prejuízos e aumentando seus lucros.

Sem dúvidas o marketing digital pode ser de muita utilidade para pequenas e grandes empresas. Basta que saibam aproveitar todos os benefícios que a tecnologia tem para oferecer. Utilizando da maneira certa, você passará a entender melhor seu público e poderá trabalhar em cima de dados reais. Tornando suas campanhas cada vez mais assertivas.

Deixe seu comentário

Veja Também

4 Coisas que todo empreendedor precisa saber sobre marketing digital
4 Coisas que todo empreendedor precisa saber sobre marketing digital

Nesse novo cenário em que vivemos, tornou-se essencial que todo homem de negócios, especialista em marketing ou não, entenda ao menos alguns princípios básicos sobre marketing digital

4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir
4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir

Antes de investir em marketing digital, certifique-se que seu profissional ou agência contratada tenha, ao menos, algum conhecimento nessas 4 áreas

7 Benefícios que o Marketing Digital pode trazer para sua empresa
7 Benefícios que o Marketing Digital pode trazer para sua empresa

Sabendo aproveitar bem as oportunidades que a internet nos dá, é possível que empreendedores de qualquer porte consigam competir em pé de igualdade com grandes empresas do mercado

Não perca mais nenhum post

Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email