O poder que as primeiras posições do Google podem ter na atração de clientes

O poder que as primeiras posições do Google podem ter na atração de clientes

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 2 de fevereiro de 2019

Onde você vai quando precisa encontrar o número de uma pizzaria próxima? Ou saber sobre o lançamento de um filme, livro, ou dicas para melhorar os resultados na sua empresa?

Se você pensou no Google, fica notório o quanto a ferramenta se tornou presente no nosso dia a dia, sendo praticamente a primeira coisa a que recorremos quando precisamos de uma solução.

Essa prática também traz grandes oportunidades para empresas que pretendem investir em marketing digital: Seus clientes em potencial também estão no Google, buscando por soluções para seus problemas, inclusive as que a sua empresa oferece.

Você não precisa de anúncios pagos para que esses usuários acessem seu site, afinal, eles estão procurando justamente o que você oferece, o problema é que muitas vezes, eles encontram o site do seu concorrente antes do seu nos resultados de pesquisa.

A importância das primeiras posições do Google

Engana-se quem acha que apenas ser indexado no Google é suficiente para que sua empresa atinja bons resultados no meio digital. Estar no Google é fundamental, mas não significa muito até que você conquiste as primeiras posições.

Isso porque a quantidade de cliques nas páginas de resultados do Google não são nada igualitárias.

75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página. Para piorar, 60% dos cliques só ocorrem nos três primeiros resultados.

Se você deseja atingir bem seu público e gerar acesso para seu site, é necessário estar na primeira página e continuar lutando pelas primeiras posições.

Otimizando suas páginas com SEO

SEO se trata do conjunto de técnicas que busca melhorar o posicionamento de um site nas pesquisas feitas em mecanismos como o Google.

As estratégias funcionam muito bem, mas não de uma hora para outra, em alguns casos pode até demorar mais de 6 meses para começar a dar resultados. Mas assim que começa, se torna uma bola de neve, gerando cada vez mais acessos e melhorando o posicionamento de suas páginas.

Como exemplo, temos o Busca Marabá, um de nossos primeiros clientes. Abaixo segue um gráfico do tráfego orgânico mensal do site desde o dia em que começamos a trabalhar nele até poucos dias atrás.

Acessos Mensais do Busca Marabá - Agosto de 2016 a Julho de 2018
Acessos Mensais do Busca Marabá – Repare como os resultados só começaram a ser evidentes a partir do 4º mês após o início do trabalho de SEO.

Como posicionar bem seu site no Google

A otimização de suas páginas com SEO é de extrema importância, mas em um ambiente mais amplo como no marketing digital em si, já não é suficiente para a geração de tráfego qualificado.

A cada dia que passa o marketing digital como um todo se faz necessário para alcançar bons resultados na internet: marketing de conteúdo, gestão em mídias sociais, criação de anúncios rentáveis no google e facebook, e-mail marketing, etc.

No fim das contas, todas as estratégias citadas acima estão interligadas e trabalhar apenas com SEO não trará muitos resultados.

Mesmo assim, se seu site estiver bem otimizado com SEO, sem dúvida você sairá na frente da concorrência.

Comentários

Veja Também

Links patrocinados no Google: o que são e como funcionam?
Links patrocinados no Google: o que são e como funcionam?

Aprenda a posicionar as páginas do seu site nos primeiros resultados do Google por meio de anúncios pagos. A melhor solução para quem precisa de visibilidade online imediata

SEO na Prática: 7 dicas para melhorar a posição de seu site nas pesquisas do Google
SEO na Prática: 7 dicas para melhorar a posição de seu site nas pesquisas do Google

Aprenda a otimizar as páginas do seu site com SEO, melhorando o seu posicionamento, aumentando sua quantidade de acessos e se destacando da concorrência no meio digital

Não perca mais nenhum post

Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email