Palavras-chave: O que são e como usá-las para subir seu site nas posições do Google

Palavras-chave: O que são e como usá-las para subir seu site nas posições do Google

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 1 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 10 de maio de 2019

Palavras-chave, ou Keywords para os mais técnicos, são os principais termos ou palavras que determinam qual é o assunto de uma página na internet. Nesse artigo, por exemplo, poderíamos dizer que foram usados como palavras-chave principais os termos: palavras-chave, Google, seo.

Como proprietário de um site ou blog, você precisa que as palavras-chave nas suas páginas sejam relevantes para o que as pessoas estão procurando, desse jeito os usuários terão maior chance de encontrar seu conteúdo entre os resultados do Google e de outros mecanismos de pesquisa.

Quando você escreve, por exemplo “acessórios esportivos” em uma página de pesquisa do Google, é exibido os resultados que ele ache mais relevante para o termo buscado, e um fator primordial na hora dessa escolha são as palavras-chave encontradas nas páginas.

A importância das Palavras-Chave para o Google

Por dia, mais de 3 bilhões de pesquisas são feitas no Google. São usuários com algum problema em busca de uma solução. Muitos desses estão procurando pela solução que a sua empresa oferece, mas simplesmente não lhe encontram nos resultados de pesquisa, ou pior, encontram seu concorrente.

O usuário que faz uma pesquisa na internet, quer encontrar exatamente o que procura. Se na sua estratégia de SEO as palavras-chave escolhidas forem as certas para o seu negócio, você já terá meio caminho andado.

Como funciona

A forma como o Google e demais mecanismos de pesquisa tratam as Palavras-Chave mudou muito com o tempo. Antigamente, você só precisava inserir uma linha de código no seu site, informando aos buscadores quais eram as palavras-chave da página.

Por exemplo: em uma página relacionada a “acessórios esportivos”, no cabeçalho do site seria inserido uma linha de código mais ou menos como ilustrado abaixo.

<meta name=”Keywords” content=”acessórios esportivos, materiais esportivos, tênis de corrida, artigos para esportistas“>”

Mas essa técnica já se tornou obsoleta.

Conhecidas como Meta Keywords, eram usadas justamente para indicar ao Google qual era o assunto da página. O código ainda existe e pode ser usado, mas o Google já não dá importância para ele.

Como o Google identifica as palavras-chave de uma página atualmente

Hoje em dia, o próprio Google rastreia seu site e, de acordo com o conteúdo encontrado, define do que se trata e indexa as páginas nas pesquisas pelos termos relevantes.

Mas não se engane, não basta sair jogando os termos das palavras-chave mais de 40 vezes no meio do artigo. O Google evoluiu o suficiente para conseguir entender se o conteúdo em uma página é ou não é relevante, bem feito e útil para os usuários.

Por isso, além de usar bem as palavras-chave, é indispensável que o texto seja bem elaborado.

Não que seja estritamente necessário a contratação de um redator profissional para redigir todos os textos. Não, você mesmo pode gerar seu conteúdo, mas faça com capricho, atenção e carinho.

Escolhendo os termos

Após identificar as principais dores de seu público-alvo, (algo que não deve ser difícil, pois as necessidades deles vão de encontro com a solução que sua empresa oferece) você já pode listar as palavras-chave para suas postagens.

Todo conteúdo do seu site deve ser gerado visando seu público-alvo, por isso, é importante conhecê-lo para saber como eles procuram sua solução na internet, e escolher bem as palavras-chave para cada artigo e página que for criada.

Inserindo na página

No artigo sobre o produto, a empresa deve se certificar de que os termos escolhidos como  palavras chave estarão posicionadas em lugares estratégicos: Como no título, subtítulos e, com moderação, nos parágrafos. Além disso, usar sinônimos e variações também é uma tática muito bem vinda, mas tenha muito cuidado com os exageros.

Repetir muito os mesmos termos no texto pode trazer efeito contrário. Não force as palavras-chave dentro do conteúdo, o Google percebe esse tipo de tática e pode tirar pontos do seu site na hora de posicioná-lo nas pesquisas.

Os resultados de boas palavras-chave escolhidas, assim como tudo relacionado a SEO e marketing de conteúdo, devem ser aguardados no médio e longo prazo.

Mas é uma estratégia que, se bem executada, trará resultados cada vez mais expressivos e com custos cada vez menores, pois a cada dia, você terá mais páginas indexadas no Google e mais acessos orgânicos se convertendo em vendas, junto com isso, a necessidade de investir em anúncios, pagos cada vez menor.

    Que tal uma consultoria em marketing digital totalmente gratuita para sua empresa?

    Preencha o formulário abaixo e agende uma conversa com um de nossos especialistas


    [recaptcha]
    Consultoria em Marketing Digital
    Deixe seu comentário

    Veja Também

    Como criar um site ou blog de graça para sua empresa
    Como criar um site ou blog de graça para sua empresa

    Orçamento enxuto para marketing é uma realidade comum em diversos negócios. Pensando nisso, separamos algumas das melhores plataformas gratuitas para que você já comece a criar um para sua empresa

    SEO na prática: tudo que você precisa saber sobre o assunto para seu site ficar no topo do Google
    SEO na prática: tudo que você precisa saber sobre o assunto para seu site ficar no topo do Google

    Aprenda a otimizar as páginas do seu site com SEO, melhorando o seu posicionamento, aumentando sua quantidade de acessos e se destacando da concorrência no meio digital

    5 Fatores que Podem estar Atrapalhando os Resultados no seu Site
    5 Fatores que Podem estar Atrapalhando os Resultados no seu Site

    De que adianta ter um bom tráfego se nenhum dos visitantes será convertido em cliente? Confira nossa lista com os 5 erros mais comuns que podem estar comprometendo os resultados em seu site

    Não perca mais nenhum post

    Cadastre-se para receber atualizações, artigos e dicas incríveis para o seu negócio diretamente em seu email