Perfil pessoal ou fanpage no facebook: Qual é o melhor para sua empresa?

Perfil pessoal ou fanpage no facebook: Qual é o melhor para sua empresa?

  • Athos Zaidan
    Por
    Diretor de Social Media Marketing
    Publicado em 6 de agosto de 2018 | Atualizado em 19 de abril de 2019

O Facebook é, sem dúvida, uma das melhores ferramenta para divulgação, quer seja de uma marca, um produto ou serviço.

Desde que a rede social caiu na graça do povo, empresas de diversos ramos estão entrando nela, tentando conquistar espaço entre os usuários, isto é bom, mas muitas vezes começam errado, talvez pela pressa ou falta de domínio no assunto.

E uma dúvida que muitos têm na hora de iniciar seu negócio no facebook é: Devo fazer um perfil pessoal ou uma fanpage no Facebook para minha empresa?

Para esclarecer já de início essa dúvida: Sua empresa não deve ter um perfil pessoal, e sim uma fanpage. E vamos listar abaixo os principais motivos que fazem da fanpage uma ferramenta de negócios muito melhor que o perfil pessoal.

Limite de Amigos

Todo perfil pessoal no Facebook possui o limite máximo de 5 mil amigos, você quer que seu negócio cresça mais que isso, né? Não que esse seja um número baixo, mas em um mundo onde mesmo pequenas empresas alcançam lá seus 10 mil curtidores, você não vai querer se limitar a 5 mil.

Além do mais, com uma boa estratégia de conteúdo e anúncios, esse é um número bem possível de ser alcançado.

Diferente dos perfis pessoais, fanpages não possuem nenhum limite no número de curtidores. A página da Resutados Digitais, por exemplo, possui mais de 400 mil fãs.

Check-ins

As fanpages do facebook possuem uma ferramenta chamada check-in, na qual é possível marcar onde você está e com quem e publicar para os seus amigos.

Se sua empresa tiver um local físico e ele estiver cadastrado na fanpage, as pessoas poderão fazer check-ins e mensionar que estão no estabelecimento, como em uma loja, pizzaria ou bar, por exemplo. Isso não é possível em perfis pessoais.

Calls-to-Action

Call-to-Action é outra ferramente exclusiva para fanpages, se trata de botões que incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação.

São vários os tipos de calls-to-action que você pode criar, podendo linkar para seu site, um formulário de contato, assistir um vídeo, baixar um aplicativo, fazer uma compra, enviar uma mensagem, e muito mais.

Exemplo de Call-to-Action em uma fanpage

Anúncios (Facebook Ads)

Investir em anúncios é um fator importante, principalmente para empresas que estão iniciando no Facebook. Anúncios também são possíveis apenas para fanpages.

Sem a opção de promover seus posts, fica muito difícil alcançar sua audiência, principalmente no início, onde você possui poucos fãs.

Facilidade para Gerenciar

Uma fanpage pode ser gerenciada por diversas pessoas ao mesmo tempo, além disso, é  possível definir hierarquias para elas (administrador, editor, moderador, anunciante, analista e colaborador ao vivo), cada uma, logicamente, com funções e níveis de controle diferente, sendo o administrador, o que possui controle total.

Isso se torna interessante pois, conforme sua empresa for crescendo e alcançando um número maior de fãs no Facebook, outras pessoas poderão lhe ajudar a alimentar e gerenciar sua fanpage.

Facebook Business

Tendo uma página, você também terá disponível a plataforma Facebook Business, nela, todas as vantagens da fanpage são unidas em um lugar só.

Ele é recomendado para empresas que precisam de múltiplos gestores nas redes sociais, também é muito mais completo para gerenciar suas campanhas de anúncios e também para mensurar as estatísticas.

No Facebook, existem várias formas pelas quais você pode atrair seguidores: anúncios, promoções e conteúdo de qualidade são apenas algumas delas.

Uma fanpage não tem a opção de solicitar a amizade, como em um perfil pessoal, mas esse fator acaba sendo um mero detalhe quando olhamos para todas as vantagens que uma fanpage tem. Além do mais, você pode alavancar o número de fãs e curtidas com impulsionamentos e promoções, além de promover sua página através do facebook ads.

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