O poder do Google na atração de clientes e como conquistar as melhores posições nos resultados de pesquisa

O poder do Google na atração de clientes e como conquistar as melhores posições nos resultados de pesquisa

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 2 de julho de 2018 | Atualizado em 13 de setembro de 2019

Onde você vai quando precisa encontrar o número de uma pizzaria próxima? Ou saber sobre o lançamento de um filme, livro, ou dicas para melhorar os resultados na sua empresa?

Se você pensou no Google, fica notório o quanto a ferramenta se tornou presente no nosso dia a dia, sendo praticamente a primeira coisa a que recorremos quando precisamos de uma solução.

Seus clientes em potencial também estão no Google, buscando por soluções para seus problemas. Você não precisa de anúncios pagos para que esses usuários acessem seu site, afinal, eles estão procurando justamente o que você oferece.

O problema é que muitas vezes, eles não encontram o seu site nos resultados de pesquisa do Google, ou pior, encontram o site do seu concorrente.

A importância das primeiras posições do Google

Engana-se quem acha que apenas ser indexado no Google é suficiente para que sua empresa atinja bons resultados no meio digital. Estar no Google é fundamental, mas não significa muito até que você conquiste as primeiras posições.

Isso porque a quantidade de cliques nas páginas de resultados do Google não são nada igualitárias.

75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página. Para piorar, 60% dos cliques só ocorrem nos três primeiros resultados.

Se você deseja atingir bem seu público e gerar acesso para seu site, é necessário estar na primeira página e continuar lutando pelas primeiras posições.

Melhorando a posição do seu site no Google com SEO

SEO trata-se de um conjunto de técnicas que busca melhorar a posição de um site em pesquisas feitas no Google e demais mecanismos de pesquisa.

As estratégias funcionam muito bem, mas não de uma hora para outra, em alguns casos pode demorar mais de 6 meses para começar a dar resultados. Mas assim que começa, se torna uma bola de neve, gerando cada vez mais acessos e melhorando o posicionamento de suas páginas gradativamente, e o melhor de tudo, sem a necessidade de investir em anúncios pagos.

Como exemplo, temos o Busca Marabá, um de nossos primeiros clientes. Abaixo segue um gráfico do tráfego orgânico mensal do site desde o dia em que começamos a trabalhar nele até poucos dias atrás.

Acessos Mensais do Busca Marabá:
Repare como os resultados só começaram a ser evidentes a partir do 4º mês após o início do trabalho de SEO.


Otimizar as páginas do seu site com SEO irá ajudar muito no posicionamento de suas páginas nos resultados de pesquisa. Mas se você quer resultados realmente satisfatórios, você precisa aprender a, primeiro gerar conteúdo de qualidade, depois otimizá-lo com SEO.

SEO e conteúdo de qualidade: Uma dupla infalível

Quando alguém pesquisa no Google por algo como “receitas de pizza para fazer em casa”, a pessoa não quer encontrar os preços das pizzaria do bairro – a pessoa quer encontrar uma receita de pizza que consiga fazer em casa, simples assim.

É aí que entra o conteúdo de qualidade, que informa, ajuda ou entretêm os usuários. Para aproveitar oportunidades como essa, por exemplo, uma pizzaria pode ter um blog e um canal no youtube que aborde temas sobre pizzas, lasanhas e massas em geral.

Se seus potenciais clientes estão pesquisando sobre assuntos relacionados ao seu produto no Google (e estão, tenha certeza disso), você precisa se posicionar estrategicamente para que eles encontrem o seu conteúdo e, consequentemente, conheçam sua empresa.

Conteúdo de qualidade irá gerar autoridade para sua marca, fazendo com que ela comece a ser vista como uma liderança no assunto. Já o SEO fará com que esse conteúdo de qualidade atinja a maior quantidade possível de pessoas certas no momento certo.

Tempos atrás, a forma mais eficiente de se conseguir clientes era bombardeando-os com propagandas. Com a chegada da era digital, isso tem mudando e sua empresa precisa acompanhar essa evolução.

O número de usuários que utilizam adblockers em seus navegadores tem crescido, ninguém mais tem paciência para atender ligações de telemarketing e qualquer email de anúncio enviado sem autorização prévia já cai direto na caixa de span.

Estar bem posicionado no Google, por outro lado, acabou se tornando um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

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