4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir

4 pré-requisitos que seu gestor ou a agência responsável pelo seu marketing digital precisa cumprir

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 20 de fevereiro de 2019

Antes de mais nada, é necessário entender que fazer marketing digital vai muito além de postar fotos e promoções no facebook ou instagram. Sem o domínio de algumas técnicas e ferramentas, suas campanhas no máximo vão lhe render algumas curtidas e seguidores, mas nada de clientes.

Por isso é importante pensar bem antes de colocar qualquer agência que se diz especialista em marketing digital para gerenciar sua marca sem antes avaliar a real qualidade de seus serviços.

Um bom gestor de marketing digital sabe como transformar seu investimento em ROI positivo através de boas estratégias de conteúdo e mídias sociais, ajudando para que sua empresa cresça e sua marca fique conhecida.

Para lhe ajudar na hora de contratar um bom gestor ou uma agência para o serviço, abaixo vão 4 pré-requisitos que um gestor ou agência de marketing digital precisa ter, para que sua empresa obtenha bons resultados.

1. Saber criar e gerenciar anúncios rentáveis no Google Ads e Facebook Ads

Saber segmentar bem seu público-alvo, selecionar bem palavras-chave e redigir textos atrativos são requisitos importantes para que se extraia bons resultados nesse tipo de anúncio.

Mas o diferencial nessa área fica para o profissional que consegue, além do que foi dito, revelar dados financeiros sobre a performance de cada campanha, seja nas redes sociais (facebook Ads) ou em mecanismos de pesquisa (Google Ads).

Calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento), CAC (Custo por Aquisição de Cliente), CR (Taxa de conversão), entre outras, precisam fazer parte da rotina do profissional.  Até porque, é importante mensurar os investimentos que forem feitos com marketing, para saber se as campanhas estão sendo lucrativas ou não.

2. Noções em marketing de conteúdo

A tendência é que o marketing se torne menos intrusivo a cada dia, pois anúncios de promoções relâmpago e ofertas não são mais tão eficientes como antes.

Pesquisas revelam que empresas que geram conteúdo de qualidade periodicamente conquistam em média 2 vezes mais visitas e 3 vezes mais oportunidades de negócio.

Por isso é importante que um profissional de marketing domine ferramentas como: Semrush, Google Keyword Planner e Google Trends, além de ser eficiente em gerenciar um blog. Caso contrário, sua empresa ficará à mercê de anúncios e propagandas invasivas que trazem resultados menos satisfatórios a cada dia que a internet e as midias sociais se popularizam.

3. Capacidade de gestão em mídias sociais

A demanda por gestores em redes sociais também tem crescido, já que estamos falando de um canal onde sua marca terá contato direto com o público-alvo.

Conhecimento sobre branding, marketing de conteúdo, relacionamento com audiência e vendas são primordiais aqui.

O gestor terá que lidar com ads, acessos orgânicos, segmentação e campanhas de marketing em redes sociais. É claro que o profissional também deve ter algum conhecimento, ao menos, nas mídias sociais mais usadas por empresas, como facebook, instagram, youtube e linkedin.

4. Domínio de estratégias de email marketing

Com a revolução das mídias sociais, muitas pessoas acreditavam que o email marketing estaria com seus dias contados, mas ele está mais vivo do que nunca.

Por um lado, as redes sociais são eficientes para atingir um público que não conhece sua marca ou espalhar sua mensagem para seus seguidores de forma mais informal, mas dificilmente um post no facebook será visto com o mesmo compromisso que um email na caixa de mensagens.

Isso porque o email é um canal mais íntimo, pelo qual você se relacionará com seu prospect ou consumidor. É improvável que seus seguidores acompanhem todas as postagens de sua marca nas mídias sociais, mas quase todos costumam abrir os emails recebidos.

Uma campanha de email marketing não tem nada a ver com SPAN, mas se trata de um relacionamento saudável entre sua marca e clientes.

Conhecimentos em marketing de conteúdo, inbound marketing, e jornada de compra são fundamentais nessa área, além de domínio básico em alguma plataforma de automação.

Obtendo resultados no marketing digital

É possível obter resultados já nas primeiras campanhas de marketing digital, mas o foco deve se manter sempre no médio e longo prazo, quando o retorno se mostrará mais significativo.

Conforme o marketing de sua empresa for melhorando a percepção da sua marca na internet, mais retorno seus investimentos lhe trarão, pois todo conteúdo publicado permanecerá online, convertendo acessos e leads para seu negócio, enquanto sua lista de contato tende a crescer cada vez mais e seu público-alvo se tornar mais engajado.

Se pretende investir em marketing digital, certifique-se de que seu profissional tenha ao menos algum conhecimento nas estratégias citadas anteriormente, caso contrário, todo seu investimento pode ser desperdiçado.

Lembre-se: Qualquer investimento em marketing deve ter o objetivo final de gerar crescimento para o seu negócio, seja no faturamento ou no reconhecimento da sua marca. Caso contrário, não é um investimento e sim um custo desnecessário.

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