Quais os 5 tipos de anúncio do Google Ads e como escolher o melhor para divulgar seu negócio

Quais os 5 tipos de anúncio do Google Ads e como escolher o melhor para divulgar seu negócio

  • Henrique Aranha
    Por
    Diretor de Conteúdo
    Publicado em 2 de maio de 2019 | Atualizado em 21 de abril de 2020

O uso de anúncios pagos é uma das estratégias online mais eficientes para gerar vendas em uma empresa, e quando se fala no assunto, logo lembramos do Google, que não é apenas o mecanismo de pesquisa mais utilizado do mundo, mas também o detentor da maior plataforma de anúncios pagos existente.

Conhecida como Google Ads, a plataforma é a responsável pelo gerenciamento das campanhas dentro do mecanismo de pesquisa e também em sites da sua rede de parceiros.

Seu uso é relativamente fácil. Basta acessar o Google Ads, fazer login com seu gmail e pronto.  Já poderá criar seu anúncio, que passará a ser exibido quase que instantaneamente. Mais simples que isso, impossível.

E para a criação da sua campanha, o Google ads permite que você escolha entre 5 tipos de anúncios. A seguir você irá conhecer cada um deles e, mais importante, qual utilizar em suas ações de marketing.

1. Anúncio na rede de pesquisa

Os anúncios da rede de pesquisa são o formato mais popular do Google Ads. São compostos unicamente por textos, e exibidos no topo ou no rodapé de um resultado de pesquisa.

Se assemelham quase que completamente com os outros resultados, a única diferença é o nome “anúncio”, que é exibido junto à publicidade, evidenciando que é um resultado pago, não orgânico.

A rede de pesquisa do Google é um dos melhores meios para campanhas de marketing focadas em vendas, pois seu anúncio será exibido sempre que alguém estiver pesquisando pelos termos que você escolheu para a campanha, ou seja, seu anúncio sendo visto pela pessoa certa no momento certo.

Anúncio na rede de pesquisa do Google
O anúncio na rede de pesquisa do Google oferece um lugar privilegiado nos resultados de pesquisa relativos ao seu negócio.

Quando anunciar na rede de pesquisa do Google

Se seu objetivo for gerar vendas diretas ou leads qualificados, a rede de pesquisa do Google se torna a melhor opção.

Como dito antes, esse tipo de campanha exibe seu anúncio para pessoas que estão precisando do seu serviço e pesquisando por ele na internet. Você não precisa de muito para convencer esses usuários, apenas deve estar posicionado no lugar e momento certo, e anunciando seu produto ou serviço na rede de pesquisa do Google, isso se torna totalmente possível.

2. Anúncio na rede Display

Esse tipo de anúncio já é bem diferente dos que são exibidos na rede de pesquisa. Ele é no formato banner – animado ou não –  e ao invés de aparecer nos resultados de pesquisa, é exibido em sites parceiros do Google, como portais de notícia e blogs.

Logicamente que o Google não exibe seu anúncio em qualquer site parceiro, mas nos que sejam relevantes para sua marca, produto ou serviço. E essa segmentação é totalmente configurada por você na plataforma.

A rede display do Google já alcança 90% de todos os usuários da internet no mundo.

Anúncio do Google na Rede Display
Os anúncios da rede display são exibidos em todos sites parceiros do Google

Quando anunciar na rede Display do Google

Anúncios na rede Display são muito eficientes em ações de branding, ou seja, fortalecimento da marca. Pois possibilitam segmentações de interesse, palavras-chave, canais, tópicos, etc. Aumentando consideravelmente o alcance e visibilidade da sua marca na internet.

Os anúncios da rede Display também são excepcionais para campanhas de remarketing, por exemplo,  exibir ofertas exclusivas apenas para usuários que já visitaram seu site ou uma página específica dele.

Anunciar na rede display do Google pode ser um pouco mais complicado que anunciar na rede de pesquisa, pois não basta apenas bons textos, mas uma atenção especial também no design em si da publicidade.

3. Anúncio no Youtube

É bem provável que você já tenha visto alguma vez um anúncio no Youtube. Os mais populares são aqueles que aparecem antes ou durante o vídeo, e que você pode – na maioria das vezes – pular depois de 5 segundos.

Os anúncios no Youtube também têm um grande potencial para atrair clientes. O público a ser atingido pode ser muito bem segmentado, e as principais opções são por idade, gênero, local, interesse e remarketing.

Além disso, o Youtube também oferece alguns tipos próprios de anúncios, os mais populares serão listados abaixo:

  1. Anúncio em vídeo que pode ser pulado: Nesse formato, a pessoa que estiver assistindo um vídeo no Youtube irá visualizar seu vídeo de anúncio antes, durante ou após o vídeo principal, podendo pulá-lo  após 5 segundos, se quiser.
    Anúncio pulável em 5 segundos do Youtube
  2. Anúncio em vídeo que não pode ser pulado: Muito parecido com o formato anterior, mas aqui, o telespectador é obrigado a assistir o anúncio completo, não existe botão para pulá-lo após 5 segundos. Sua duração é de no máximo 20 segundos.
    Anúncio de 20 segundos no Youtube
  3. Anúncio em banner gráfico: Anúncio no formato banner – muito parecido com o formato display – exibido ao lado do vídeo ou sobre a lista de sugestões. Dependendo do dispositivo, o anúncio também pode se posicionar abaixo do vídeo. Esse formato só é exibido em computadores.
    Anúncio em Banner Gráfico no Youtube
  4. Anúncio em banner sobreposto: Também no formato banner, mas exibido literalmente sobre o vídeo, é semitransparente e ocupa 20% da parte inferior do vídeo. Só é exibido em computadores.
    Anúncio de banner sobreposto no Youtube
  5. Cartões patrocinados: Exibe conteúdos relevantes para o vídeo que está sendo assistido. O telespectador verá os cartões por alguns segundos, podento também navegar por eles clicando no ícone no canto superior direito do vídeo.
    Anúncio em cartões patrocinados no Youtube

Quando anunciar no Youtube

Os anúncios em vídeo na rede do Youtube, assim como os anúncios na rede Display, são excepcionais para campanhas de fortalecimento da marca e também para remarketing.

E Não pense que estão fora do seu orçamento. Assim como em campanhas na rede de pesquisa ou na rede display, aqui você também só paga se o usuário clicar ou assistir o anúncio até o final.

4. Anúncio para aplicativos

Os anúncios em aplicativos são focados na geração de downloads de aplicativos, exibindo seus anúncios para mais de um bilhão de pessoas em toda rede do Google: Rede de pesquisa, Google Play, Youtube e milhares de outros aplicativos para dispositivos móveis.

Anúncio do Google para Aplicativos
Com os anúncios para aplicativos na rede do Google, você promove seu app para usuários de IOS e Android nos mais diversos canais como Google, Youtube e Google Play

Quando anunciar na rede de aplicativos do Google

Se você tem um negócio que possui aplicativo e deseja aumentar seu alcance, esse é o tipo de anúncio ideal. Seu aplicativo será divulgado fortemente para usuários de IOS e Android, tornando-o mais conhecido e, consequentemente, gerando mais downloads.

5. Anúncio no Google Shopping

O Google Shopping é voltado para e-commerces. Através dele é possível criar campanhas para promover seus produtos e gerar mais tráfego para o seu site. Os anúncios nesse formato são exibidos junto aos anúncios de texto na rede de pesquisa, geralmente na parte superior da página.

É muito semelhante uma vitrine de produtos, onde é exposto uma foto do que está sendo vendido, juntamente com o título e o preço.

Anúncio na rede do Google Shopping
Se sua empresa tem um e-commerce, a rede do Google Shopping pode ser a melhor opção para promover seus produtos

Quando anunciar no Google Shopping

Se sua empresa tem um e-commerce e seus preços são realmente competitivos, o Google Shopping é a melhor opção para alavancar suas vendas.

6. Bônus: Anúncio de remarketing

Remarketing é uma das estratégias mais poderosas utilizadas no meio online. E apesar de ser relativamente complexa de ser configurada, seus resultados são excelentes.

Lembra daquela vez que você visualizou o produto de uma empresa na internet e, depois passou a ser “perseguido” por anúncios daquele mesmo produto? Exatamente, a empresa anunciante estava usando o remarketing.

Com o remarketing você poderá exibir seus anúncios segmentando para que eles atinjam somente pessoas que fizeram alguma ação no seu site: visitantes do site, visitantes de alguma página específica do site, pessoas que adicionaram produtos ao carrinho e compras (em caso de e-commerces) mas não finalizaram a compra, etc.

Esta é uma forma extremamente eficaz de manter seu produto ou serviço visível para potenciais compradores que já demonstraram interesse mas ainda não compraram.

Bom, agora que você já conhece quais são os 5 tipos de anúncios que o Google permite, e as vantagens de cada um, já pode começar a avaliar qual é a melhor opção para o seu negócio.

De qualquer forma, teoria é uma coisa, prática é outra. Faça sua conta no Google Ads, elabore suas primeiras campanhas e lembre-se de sempre mensurar seus resultados. O uso correto de anúncios pagos pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

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