Adeus, “tiozão do zap”: 7 dicas para sua empresa fazer sucesso no Whatsapp sem atormentar seus clientes

Shape círculo branco
14 de setembro de 2022

Parece ter ocorrido há um longo tempo, mas você se lembra da época em que era necessário enviar um SMS toda vez que quisesse deixar algum recado para alguém, não ter confirmação de recebimento de mensagem, e muitas vezes, resposta?

E pior: pagar caro por cada mensagem, assim como pelas ligações.

Na verdade, faz pouco tempo que isso mudou, foi bem ali, em 2009, quando foi lançado o nosso querido Whatsapp.

O aplicativo revolucionou totalmente a maneira como nos comunicamos por telefone.

Aliás, o nome “telefone” e seu uso, foram ficando cada vez mais de lado, quando o assunto é falar com alguém pelo agora “smartphone” ou “iphone”.

Veja no gráfico abaixo que já existe uma quantidade absurda de aplicativos no mundo:

Gráfico de usuários de aplicativos
Fonte: Statista

No Brasil, a previsão é que, em 2022, os downloads atinjam mais de 8 bilhões. Agora imagine que diante desses números, o app mais utilizado hoje em dia pelos brasileiros é, justamente, o whatsapp.

Claro que as empresas notariam isso, enxergando, assim como em outros aplicativos, que ali tinha espaço para a publicidade e comunicação mais próxima com o cliente.

Boa ideia

E então, mais uma forma de vender foi encontrada, e o whatsapp, que ganhou seu irmão “Whatsapp Business” em 2018, com funcionalidades exclusivas para as empresas, se tornou uma proposta ainda mais adaptada e lucrativa para negócios de todos os portes e segmentos.

E nesse artigo vamos lhe mostrar como é possível utilizar o app corretamente a favor da sua empresa, sem se parecer com o tiozão do grupo da família, que envia mensagens de bom dia, boa tarde e boa noite, além de correntes de oração, conteúdos com piadas e centenas de fotos todos os dias.

Sim. Muitas empresas se assemelham ao tiozão do grupo de família, a única diferença está no teor do conteúdo compartilhado, mas suas mensagens intrusivas com oferta atrás de oferta acabam sendo tão chatas e irritantes quanto.

Se você comete esse erro no seu negócio, fique tranquilo, existem várias maneiras de evitá-lo e passar a se relacionar com seus clientes no aplicativo de maneira saudável, para isso,  deixaremos aqui 7 dicas para sua empresa se dar muito bem no Whatsapp.

1. Limite a quantidade de mensagens, principalmente ofertas

Como em todas as outras redes sociais, a publicidade sempre corre o risco de ser muito intrusiva se não for bem planejada. Não adianta enviar mensagens para o seu cliente sempre que quiser compartilhar uma promoção, principalmente quando você tem dezenas de ofertas por dia ou semana.

Por exemplo, você tem uma concessionária de carros seminovos, diariamente, envia promoções de todos eles para os seus clientes. Muitos se sentirão incomodados, uma vez que, cada um deve ter sua marca de preferência, além do fato que muitos deles também não estarão interessados em comprar ou trocar de carro no momento, pois não é o tipo de compra que se faz todo dia.

O que fazer então? Limite – e muito – a quantidade de ofertas enviadas,  pois ninguém gosta de ser bombardeado com propaganda, se você quiser se relacionar melhor e manter-se realmente próximo a seus clientes, foque suas forças na próxima dica.

2. Gere e compartilhe conteúdo informativo

Gerar e compartilhar conteúdo informativo de qualidade também acaba se tornando uma obrigação caso você queira manter seus clientes e prospects realmente engajados com sua marca através do Whatsapp.

Para isso, sua empresa precisa produzir e distribuir artigos de seu blog corporativo, infográficos, vídeos e outros diversos formatos de conteúdo, o mais importante aqui é ser relevante para seus clientes.

Como exemplo, podemos usar um curso preparatório para o Enem: pautas sobre redação, plano de estudo e dicas sobre assuntos que podem cair no exame seriam ótimos conteúdos para nutrir seu público com informações valiosas e que, principalmente, sejam do interesse dele.

3. Esteja sempre presente no Whatsapp para atender seus clientes

Você já deve ter percebido que hoje em dia é comum oferecer serviços pelo whatsapp que antes só eram feitos presencialmente ou por telefone. Marcar uma consulta com um nutricionista, por exemplo, pode ser feito rapidamente através do whatsapp da clínica que você escolher.

E essa comunicação continua quando a clínica envia novas mensagens para confirmar a presença do paciente, ou vice-versa, para estes perguntarem se seus exames já estão prontos, saber horários de atendimento e preço das consultas.

Ou seja, aquele primeiro contato do cliente gerou vários outros e o deixou mais ligado à empresa, pela facilidade que ele encontrou em adquirir informações por esse meio, sem gastar muito tempo no seu dia a dia. É então extremamente necessário que na empresa, alguém se faça 100% presente para o atendimento por este canal, gerando grande satisfação e retorno. Afinal, ninguém gosta de não ser respondido, não é?

4. Planeje sua comunicação com atenção

Parece simples, só clicar na “setinha” e enviar a mensagem desejada. Mas a comunicação no app não se resume a isso.

É preciso saber qual seu objetivo e ficar atento a fatores como os melhores horários para enviar as informações e formatos de conteúdo, ou seja, somente palavras, ou postagens com links e vídeos? Quais assuntos serão melhores explorados pelos clientes a cada mensagem e qual a frequência delas que não gera incômodo e atrai a atenção verdadeira?

Tudo isso deve ser pensado para se obter sucesso na comunicação.

5. Preserve a privacidade de seus clientes

Essa dica vem como complemento da anterior. Nada de enviar mensagens em horários incômodos, dê preferência a horários comerciais.

Entre somente em contato com quem permitiu, ou seja, iniciou uma conversa com você, ou clicou no link para entrar na sua lista de transmissão ou grupo. Essa é uma tática também cada vez mais comum: Complementar o número do telefone com o link direto para o número do whatsapp da empresa, onde, automaticamente você já pode iniciar sua conversa.

6. Grupos: Uma excelente ideia pra o seu negócio

Os grupos servem para unir usuários que têm um mesmo interesse. Você pode convidar as pessoas a fornecerem seus números, ou clicarem no link fornecido e entrar no seu grupo.

Vamos supor que você ofereça um curso de produção musical. No grupo, poderão estar alunos atuais e futuros, pessoas interessadas em conteúdo sobre produção, como dicas, conselhos seus e de outros membros, compartilhamento de experiências ou datas de inscrições para as próximas turmas.

Você pode ainda criar um grupo para cada um destes objetivos, tornando tudo mais claro para quem o utiliza, compartilhando conteúdos com links para landing pages e cartões de visita digitais. Não se esqueça de criar regras para manter o respeito e a utilidade do grupo intactos.

7. E a famosa, mas difícil pesquisa de satisfação? Agora é muito fácil fazê-la através do whatsapp

Sabe o evento que você convidou todos ou parte dos seus clientes a participar? E que você criou um grupo só para eles, para passar informações e resolver dúvidas? Então, agora que o evento passou, que tal usar o grupo para realizar uma pesquisa simples de satisfação?

Você pode criar um formulário e compartilhá-lo, ou mesmo somente o link deste, para os participantes e obterá respostas fiéis e muito úteis para saber como anda sua relação pós-evento com eles e como melhorar pontos para a próxima edição, através das respostas, sugestões e reclamações. — Como você pôde acompanhar por aqui, o whatsapp tem como principais vantagens ser um meio gratuito de se fazer marketing, aumentar a comunicação e proximidade com os clientes, prestar melhores serviços e vender mais.

Aproveitar tudo isso trará grandes resultados, se você planejar sua comunicação, for criativo e sempre atento em melhorar o atendimento ao cliente. Agora é só fazer uso das dicas e construir o seu sucesso!

Redatora publicitária e especialista em gestão de marcas
Formada em Publicidade e especializada em Gestão de Marcas, ambos pela UFRN. Produz conteúdo para a web com foco em mídias sociais e blogs.

Artigos relacionados

Você também pode gostar

Que tal uma consultoria totalmente gratuita para sua empresa?

Preencha o formulário abaixo e agende uma conversa com um de nossos especialistas

Shape listas
Shape círculo em listras
Nó