Possuir uma presença forte na internet é fundamental para qualquer empresa que queira ter êxito hoje em dia no mercado. Para isso, além de um bom site, é preciso ter público e tráfego diário, senão, de nada adianta os investimentos feitos. Para isso, confira abaixo, 4 dicas para aumentar o tráfego no site da sua empresa.
1: Conteúdo de Qualidade
Essa é, sem sombra de dúvidas, a dica mais importante de todas. A principal ferramentas para que a sua marca tenha um bom número de acessos no site é o conteúdo relevante. Afinal, os usuários precisam ter uma boa razão para se interessar e acessar o seu site.
Você pode oferecer uma linha completa de conteúdo para os seus possíveis clientes. Mas atenção: é conteúdo de qualidade, não propaganda. Estes materiais precisam ser informativos, ajudar a resolver um problema, ter relevância e ser útil para o seu público. Mero conteúdo publicitário ou anúncios nestes veículos podem espantar o interesse de seus consumidores.
Conteúdo de Qualidade gera autoridade para a marca, e são diversos os tipos de conteúdo que você pode oferecer em blogs, canais do YouTube e redes sociais – textos, vídeos, e-books, manuais, tutoriais, entrevistas, entre outros.
A intenção é construir para a sua empresa uma figura de autoridade no assunto. Com isso, os clientes passam a dar mais credibilidade à sua marca, que será a referência no setor. Com essa construção, há mais chances de que a sua companhia seja a escolhida pelos potenciais consumidores na hora de fazer negócio.
2: Redes Sociais
Uma outra estratégia bem eficiente para aumentar o tráfego em seu site é usar as redes sociais para promover seu conteúdo.
Com uma estratégia bem definida e um pouco (ou nem tão pouco) de investimento em anúncios pagos, seu site pode alcançar uma boa quantidade de acessos e até convertê-los em vendas.
A dica é gerar conteúdo rico e relevante (Olha o conteúdo aqui de novo): blog posts, vídeos, e-books, infográficos, etc, e compartilhá-lo nas redes sociais em que sua empresa e clientes estiverem.
3: Anúncios Pagos
Anúncios Pagos (ou Links Patrocinados) são publicidades posicionadas nas páginas de pesquisa do Google ou em mídias sociais. Dentre os mais conhecidos, temos o Google ads e o Facebook Ads.
Google Ads
O google Ads pode ser considerado a maior ferramenta de links patrocinados existente. Comparado a outros mecanismos de busca, seu alcance é infinitamente maior. podemos afirmar que todo usuário na internet faz pesquisas no Google, é uma média de 3 bilhões de pesquisas por dia.
Como Funciona
A plataforma do Google Ads permite criar um anúncio de texto redirecionando para seu site, landing page ou mídias sociais. Da seguinte forma: após elaborar os textos do anúncio, você escolhe as palavras-chave dos termos que deverão ser procurados no Google para que seu anúncio apareça.
Sempre que algum usuário fizer uma pesquisa pelas palavras-chave que você selecionou, o Google irá exibir, junto dos resultados, o seu anúncio.

Facebook Ads
Assim como o Google Ads pode ser considerado a maior ferramenta de anúncios pagos entre os mecanismos de pesquisa, o Facebook Ads pode ser entre as plataformas de anúncio em redes sociais. Suas visualizações chegam a 1 trilhão por mês.
Como Funciona
A plataforma do Facebook Ads permite criar anúncios com texto, foto e/ou vídeo. Eles podem redirecionar para a fanpage do anunciante ou qualquer outro endereço como site oficial ou landing page.
O Facebook Ads também possui um alto grau de segmentação para os anúncios, permitindo ao anunciante alcançar públicos segmentados por idade, interesses, região, gênero e até mesmo rastrear e anunciar diretamente para as pessoas que já acessaram seu site.
4: SEO
SEO é um conjunto de técnicas que visa facilitar com que as páginas do seu site sejam encontradas pelas pessoas certas quando elas fizerem pesquisas relevantes no Google e demais mecanismos de pesquisa.
Mas não se engane! SEO não se resume a posicionar-se bem no Google, mas a atingir as pessoas certas no momento certo, o Google é apenas um meio para esse fim.
Seu site precisa ser uma ferramenta de marketing, se todo o foco do SEO for o Google e não as pessoas, você terá apenas um site com muito tráfego, mas nenhum resultado real como aumento nas vendas, leads mais qualificados ou retenção de clientes.
Por isso, é importante que seu site ofereça uma ótima experiência para o usuário, com design limpo e profissional, botões (CTAs) e menus bem posicionados, títulos objetivos e, voltando ao mais importante: conteúdo de qualidade.
Bônus: Convertendo os Acessos em Vendas
A estratégia do conteúdo tem como objetivo criar o interesse do cliente em sua marca para promover vendas através disso, portanto, não é como a publicidade tradicional que tenta ganhar o consumidor com preços, promoções e anúncios impactantes.
Mas ainda assim, é possível criar uma ponte entre o consumidor e a sua marca com estas estratégias. Você pode, por exemplo, colocar um link que ligue o seu conteúdo à área de vendas do site, ou ainda coletar informações do internauta para transformá-lo em um lead, qualificá-lo e então usar a equipe de vendedores para fechar o negócio.
São estratégias econômicas e que têm apresentado resultados muito favoráveis em diversos tipos de negócio.
Por Henrique Aranha
Diretor de ConteúdoPublicado em 7 de fevereiro de 2019