No mundo dos negócios a busca por novos clientes e pela fortificação de uma marca não é uma tarefa nada fácil, exigindo sempre muito esforço e criatividade. Campanhas publicitárias, comerciais na TV, publicidades no youtube e anúncios nas redes sociais, são alguns exemplos das estratégias adotadas por grandes marcas com a intenção de atrair mais consumidores.
E em um mundo no qual todos os dias as pessoas são bombardeadas com centenas de novas informações, conseguir chamar a atenção dos clientes e, especialmente, fazer com que eles se lembrem da sua marca é uma tarefa cada vez mais difícil. Foi pensando nisso que surgiu o conceito de Inbound Marketing.
O conceito do inbound marketing se baseia em criar oportunidades para que o seu público seja atraído espontaneamente até a empresa, e não o contrário. Para isso são usadas estratégias de geração de conteúdo relevante. Uma ação muito eficiente que já tem sido adotada por diversas empresas multinacionais.
Coca-Cola
Uma das grandes empresas do mundo adotou o Inbound Marketing como uma forma de alimentar seu projeto Content 2020. A estratégia utilizada por ela consiste em manter o público conectado 24h por dia através da produção de conteúdo non stop, para conseguir um maior engajamento com a sua marca.
Starbucks
A maior rede de café do planeta utiliza o marketing digital como principal estratégia para se conectar com as pessoas principalmente através das redes sociais, aonde foca a maioria de suas interações e também atendimento ao cliente.
Dell
Uma das grandes empresas de tecnologia do mundo é uma das multinacionais que mais investem no Inbound Marketing, especialmente através da produção de conteúdo para blogs e a sua página oficial do Facebook.
Colgate
O marketing digital é um dos fortes da marca. Ela aposta no YouTube, através do seu canal oficial, e na publicação de artigos online sobre higiene bucal para gerar um maior engajamento da sua audiência.
Hospital Samaritano
Faz uso do Inbound Marketing através do seu site, aonde publica conteúdos que abordam os mais diferentes temas na área da saúde, de procedimentos cirúrgicos a benefícios de sucos detox, o que, além de atrair leitores, gera um marketing espontâneo e um grande engajamento do seu público alvo.
Rondon Group
Sendo uma das grandes empresas do mundo na fabricação de peças de plástico, encontrou no marketing de atração uma ferramenta para se manter no mercado e enfrentar a concorrência de países como a China.
Oracle
A multinacional de software passou a adotar as estratégias de Inbound Marketing, principalmente para captação de leads para a sua plataforma. Além disso, ela utiliza esse mecanismo para identificar e manter contato com influenciadores da indústria e estabelecer contato com eles.
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Esses são apenas alguns dos vários exemplos de empresas, de várias partes do mundo e de todos os seguimentos, que viram no Inbound Marketing uma alternativa barata e flexível de conseguir se relacionar com o seu público alvo para assim gerar mais negócios.
Por Henrique Aranha
Diretor de ConteúdoPublicado em 1 de fevereiro de 2019