O marketing tradicional, ou “outbound marketing” e o inbound marketing são duas estratégias bem diferentes. A primeira utiliza-se basicamente de propagandas, seja no meio físico ou no digital, para divulgação direta de um produto. Já a segunda busca despertar o interesse do cliente através de conteúdo de qualidade, até que ele chegue ao produto de forma espontânea.
Apesar de ser uma metodologia relativamente nova, muitas marcas de grande porte já implementaram o inbound marketing em suas estratégias.
Mas antes de qualquer investimento, é necessário pensar bem sobre como os recursos serão aplicados ao marketing da sua empresa, e uma das principais dúvidas que podem surgir é: Continuar com estratégias mais tradicionais ou investir em Inbound Marketing?
Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre cada uma dessas metodologias de marketing e saberá qual das duas é mais viável para o seu negócio, ou quem sabe, até adotá-las juntas. Quem foi que disse que não pode?
Sobre o Marketing Tradicional
O marketing tradicional utiliza técnicas de divulgação e publicidade para persuadir as pessoas a comprarem um determinado produto ou serviço. Geralmente seus esforços se resumem no curto prazo e a estratégia é marcada por mensagens impactantes e apelos emocionais.
Resumindo: O marketing tradicional é todo esse que estamos acostumados a ver em comerciais de televisão, páginas de revistas, anúncios em outdoors e nos banners publicitários em portais de notícia.
Apesar de se valer muito bem da criatividade nas mensagens, o marketing tradicional possui pontos fracos graves, como:
Alto custo: O investimento por espaços publicitários nos meios de comunicação usuais costumam ser bem elevados.
Falta de previsibilidade: As ações de marketing tradicional são focados no curto prazo, se derem certo, bom para a empresa, se não, paciência. As campanhas têm o objetivo somente de vender um produto, desse jeito, nenhum vínculo é criado entre a marca e seu público.
Sem foco no longo prazo: Os resultados no marketing tradicional só duram enquanto as campanhas estiverem ativas. Se você, por algum motivo, precisar cortar custos e deixar de anunciar, sua marca irá desaparecer da mídia.
Entretanto, apesar do fator longo prazo ser uma fraqueza no marketing tradicional, podemos dizer que a venda no curto prazo é um de seus pontos mais fortes.
O impacto de suas campanhas é imediato e o seu reflexo nas vendas também. Ele é o mais indicado para promoções, descontos e outras vendas que exigem demandas rápidas.
Entretanto, se você quer edificar e consolidar a marca de seu negócio, outras estratégias se fazem necessárias.
Sobre o Inbound Marketing
No inbound marketing, o objetivo é atrair e reter clientes. O principal conceito é deixar de correr atrás dos consumidores do seu produto e passar a criar oportunidades para que eles encontrem a sua marca e se interessem por ela espontaneamente.
Essas oportunidades são criadas através de conteúdo de qualidade, gerados para dar pequenas soluções, entreter ou educar seu público. Para isso, é importante que o conteúdo seja realmente de qualidade, se comunique bem e seja encontrado pelas pessoas certas, no momento certo.
Empresas que investem de forma relevante em inbound marketing têm obtido ótimos resultados, como mostram pesquisas de mercado. Isso porque o foco deste tipo de estratégia é outro: além de vendas, é construído engajamento e identificação com a marca.
Através de estratégias de inbound marketing, uma empresa pode conquistar mais credibilidade no setor em que atua, agregando cada vez mais valor para seu produto ou serviço. Pois além da geração de leads e vendas diretas, o inbound marketing também tem a capacidade de consolidar a imagem de sua empresa dentro do mercado sem que seja necessário gastar uma fortuna para isso.
Essa é uma das maiores vantagens dessa metodologia: Ela não depende de tanto investimento e ainda assim consegue ter um impacto bastante assertivo e relevante sobre seus clientes e potenciais clientes.
Conteúdo de qualidade, redes sociais e um bom posicionamento orgânico em resultados de pesquisas do Google deixam a sua empresa muito mais competitiva, por isso, o inbound marketing é sempre uma ótima jogada.
Em Qual Investir
A verdade é que você não precisa escolher uma entre as duas metodologias. É possível e, na verdade, recomendável, dividir seus investimentos entre elas, de forma complementar. O marketing tradicional e o inbound marketing são estratégias diferentes, não rivais.
O marketing tradicional proporcionará muitos negócios no curto prazo, enquanto o inbound marketing ajudará na construção e consolidação de uma sólida carteira de clientes. Fazendo a sua empresa aparecer, vender, conquistar e fidelizar clientes!
Por Henrique Aranha
Diretor de ConteúdoPublicado em 1 de fevereiro de 2019